« August 2005 »
S M T W T F S
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31
You are not logged in. Log in
Entries by Topic
All topics  «
ESTAS E OUTRAS
Monday, 15 August 2005
Amigos e ex-amigos
Recebi 2 emails com o texto abaixo de autoria de Fernando Pessoa. O amigo Roberto Gomes lembra que e adequado ao momento atual, de forma generica. Concordo e acrescento, embora sem querer ser especifico. Somos uma comunidade pequena. Pequena mesma, somos poucos. Talvez muitos n?o perceberam. Vamos somar nos dedos que termina logo a contagem. E lamentavelmente nos perdemos em "baboseiras", intrigas, vaidades e por ai. Melhor n?o ser especifico mesmo. Triste, muito triste mesmo.
Muitas vezes, em vez de construir, agregar, preservar, cada vez trabalhamos mais no sentido contrario.
A vida vai passando. A comunidade se reune em massa nos velorios e falamos, la se foi mais um macaense. Estamos acabando, outros dizem. Mas, depois que todos se despedem, voltamos aos lares, ao convivio da nossa comunidade em lugar especifico e, parece que da uma amnesia geral, tudo "volta ao normal". Ate fico pensando que, quando sobrarem so dois de nos, estar?o se divergindo?
Incompreensivel, o inconformismo toma conta da gente, mas, o que fazer? Talvez seja uma parte da cultura? N?o sei, mas infelizmente vejo e me entristeco com tudo isso. A nossa mente e trabalho acaba trabalhando nestas coisas futeis, ao inves de dedica-la para construir, agregar, preservar e dar continuidade, pensar no futuro, para que n?o morra o macaense, que demorou 420 anos para ser "construido" e "moldado".
Pensar macaense, n?o e delimitar uma pequena zona de influencia, uma rodinha de amigos, e pensar grande, num todo, uma comunidade completa, sem distinc?o.
Desculpe-me o desabafo, mas fatos entristecem-me e o texto de Fernando Pessoa vem a calhar.
Rogerio Luz
de S?o Paulo

AMIGOS, por Fernando Pessoa:

"Um dia a maioria de nos ira se separar.

Sentiremos saudades de todas as nossas conversas, das descobertas que fizemos, dos sonhos que tivemos, dos muitos risos e dos momentos que compartilhamos.

Saudades ate dos momentos de lagrimas e de angustia, das vesperas dos fins de semana e das passagens de ano, enfim... do companheirismo vivido.

Sempre pensei que as amizades continuassem para sempre. Hoje ja n?o tenho tanta certeza disso.

Em breve cada um ira para o seu lado, seja pelo destino, ou por algum desentendimento, seguira a sua vida. Talvez nos continuemos a encontrar, quem sabe...... nas cartas trocadas.

Poderemos talvez telefonar e conversar sobre alguns disparates....

Ai, os dias ir?o passar, os meses...os anos... ate que este contacto se tornar cada vez mais raro. Vamos-nos perdendo no tempo....

Um dia os nossos filhos ver?o aquelas fotografias e perguntar?o quem s?o aquelas pessoas.
Diremos...
Que eram os nossos amigos.
E...... isso vai doer tanto!

Foram os meus amigos, foi com eles que eu vivi os melhores anos da minha vida!

A saudade vai apertar bem dentro do meu peito.
Vou ter vontade de telefonar, de ouvir aquelas vozes novamente......
Quando o nosso grupo estiver incompleto... reuniremo-nos para um ultimo adeus de um amigo.
E entre lagrimas nos abracaremos.
Faremos promessas de nos encontrar mais vezes daquele dia em diante.
Por fim, cada um vai para o seu lado para continuar a viver a sua vidinha isolada do passado.
E nos perderemos no tempo.....

Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo: n?o deixes que a vida passe em branco, e que as pequenas adversidades seja a causa das grandes tempestades....

Eu poderia suportar, embora n?o sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos!"

Fernando Pessoa







Posted by rpdluz at 13:11 BRST
Updated: Monday, 15 August 2005 13:35 BRST

View Latest Entries