« August 2005 »
S M T W T F S
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31
You are not logged in. Log in
Entries by Topic
All topics  «
ESTAS E OUTRAS
Monday, 15 August 2005
A Nova Gerac?o em ac?o
A festa do Dia dos Pais

Ontem, dia 14/Agosto/2005, realizou-se na Casa de Macau de S?o Paulo, a nossa tradicional festa do Dia dos Pais.
Pude, finalmente, almocar sossegado e curtir a festa. O motivo? A comiss?o da Nova Gerac?o tomou conta da festa. Normalmente, estaria eu a coordenar a parte cultural e festiva.
La estava a Teresa a tomar conta do microfone, a minha sobrinha Isabela, que com certo orgulho, posso dizer que discursou para o Chefe do Executivo, recebendo cumprimentos, contratou a parte musical dos excelentes musicos brasileiros Marcelo Barbosa e esposa Elaine, que nos entreteram com musicas dos anos 60, Ray Conniff, pop music e etc. Alias, em func?o dessa apresentac?o musical, lamentavelmente pude presenciar uma triste cena de xenofobia de pessoa que n?o percebeu que este maravilhoso Pais, que e o Brasil, nos acolheu com tanto carinho e de bracos abertos.
Continuando, a Arlene e a Julie se preocuparam em manter as nossas tradic?es e cultura macanese, lendo em "sotaque" perfeito, um texto em patua ou patois, como queiram, sem terem convivido com essa nossa "lingua".
Para lembrar que jovem tambem sabe cantar "Macau", do nosso comum amigo Api, o Brian levou o seu conjunto, mais completo, arriscou e teve sucesso.
E outros membros da comiss?o, se me perdoe por deixar de citar todos, muito contribuiram para esse excelente trabalho, e outros, que est?o a fazer para a Nossa Casa.
Enfim, o fluxo da festa, mesmo sem experiencia, foi perfeitamente coordenada por elas e eles, da Nova Gerac?o. Ate sugeriram o cardapio, que alegrou "gregos e troianos". Ah, n?o posso deixar de dizer (sen?o ela me mata, rsrs) que a Alice Airosa, nossa diretora administrativa e social, cuidou de compras, decorac?o, cozinha etc.
Certamente o nosso presidente, Julio Branco, o Toto, acertou em cheio ao investir e estimular a Nova Gerac?o. Haviam duvidas, ja que tentativas anteriores fracassaram. Mas agora acerta ao encontrar "pessoas certas para o lugar certo".
Agora, n?o podemos deixar o barco afundar e com ele, o futuro da Casa de Macau.
As amigas e amigos da comiss?o da Nova Gerac?o, e aos jovens da Casa de Macau de S?o Paulo, meu publico apoio ao trabalho de voces. Continuarei dando-o, dentro ou fora da Diretoria, de uma forma ou outra, mas, sincero, sem demagogia ou papo furado. E os novos Estatutos da Casa vem ai. Logo a comiss?o iniciara os trabalhos. Mecanismos para proteger e preservar o vosso trabalho, no sentido de garantir a continuidade da Casa, sera uma luta para a sua aprovac?o na comiss?o e na assembleia.
N?o podemos pensar que a Casa de Macau foi feita para uma determinada gerac?o, para ser franco, como dizem, para quem nasceu antes da transic?o e em Macau.
A Casa de Macau e um local onde se pratica a preservac?o das tradic?es, costumes, a historia de uma gente chamada macaense, bem como da sua terra de origem que e Macau.
Para atingir sempre este objetivo, temos que investir nos filhos, netos, bisnetos, sobrinhos, primos etc. etc. Conscientiza-los para este trabalho.
N?o podemos pensar que a Casa morre, quando a velha gerac?o morrer.
Pensar macaense n?o e imaginar apenas o seu pequeno meio, pensar pequeno. E pensar grande e magnanimo, que existe uma comunidade espalhada pelo mundo. E pensar que em Macau, temos irm?os que travam uma luta para marcar a nossa presenca e contar a historia do povo macaense aos novos governantes.
Rogerio Luz
de S?o Paulo
*Hoje, dia 15, parece me me "inspirei". Afinal, blog e para essa coisas.

Posted by rpdluz at 14:30 BRST
Updated: Monday, 15 August 2005 14:48 BRST

View Latest Entries