« December 2004 »
S M T W T F S
1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31
You are not logged in. Log in
Entries by Topic
All topics  «
ESTAS E OUTRAS
Tuesday, 21 December 2004
5 ANOS DO ESTABELECIMENTO DA RAEM
Para mim, como para muitos macaenses, e um tema, o que se poderia dizer, de muitas lembrancas. Talvez um dos motivos deste portal ter sido criado, dentro de um dos conceitos imaginados na epoca.
Hoje, sem abandonar nenhum ideal, posso repetir aquele trecho da historia contada no portal:
"Macau, ha 5 anos atras, trocou os tamancos portugueses pelas sandalias chinesas".
Muitos filhos da terra foram embora, e outros tantos continuaram nela. Cumprem o importante papel de manter Macau com as caracteristicas macaense e portuguesa. Sem a presenca deles, Macau n?o seria o que e hoje, e a RAEM bem reconhece isso.
Passados 5 anos, tenho que dizer, gracas a Deus que as previs?es, que lembro, desde o 1, 2 e 3, e um dos motivos que levou o meu pai a aconselhar a nossa vinda para o Brasil, simplesmente n?o aconteceram.
Todos sabiamos que, cedo ou tarde, Macau retornaria para China. Era inevitavel. Mas se tinha que acontecer, aconteceu da melhor forma. E assim, Macau, viveu, apos a transic?o, 2 Encontros das Comunidades Macaenses, sendo o ultimo, revestido de muito sucesso e o apoio explicito do Governo da RAEM.
Vimos nascer o Conselho das Comunidades Macaenses e outros tantos forums. A lingua portuguesa foi preservada dentro do possivel. obviamente, n?o podemos continuar a imaginar uma Macau, tal como dos tempos da administrac?o portuguesa. A sua adaptac?o aos novos governantes e natural.
Seria dificil imaginar que poderia um dia comentar isto, como um simples macaense. mas gracas a ampla vis?o e a m?o estendida do Chefe de Executivo, que merece todo o apoio dos macaenses pelo que tem feito para nos, filhos da terra, e pela nossa Macau, aqui estou a faze-lo.
Que Macau continue assim, por mais e mais anos ...

Rogerio Luz

Posted by rpdluz at 00:33 BRT

View Latest Entries