NOVO SITE DO PMM/NEW SITE | INICIO / HOME | APRESENTAÇÃO | O AUTOR | LOGOTIPO | MACAU | O MACAENSE | GUIA MUSICAL | R A E M | IMAGENS DALUZ | LIVRO DE VISITAS | E.MAIL | LINKS | PAPEL DE PAREDE/WALLPAPER

ARMANDO SANTOS - II

MACAU ... por um piano
pianista Armando Santos
 
ouça
 
Imagine ... Macau ... o sol se põe, por entre a névoa que insiste em encobrí-la. 
Um piano, ao cair da tarde, toca a sua magia.
Rostos orientais e ocidentais se misturam na multidão que circula pelas suas ruas, muitos, num só rosto, duas origens, um sinal que por lá ficou um povo, fruto de uma longa presença estrangeira nestas paragens.
Paisagens também orientais e ocidentais se mesclam harmoniosamente, dando o ar da graça do que foi construído ao longo dos cerca de 440 anos nesta pequena península, hoje, superpovoada.
Povos de língua portuguesa, uns, até vindos do outro lado do mundo, sentem-se em casa.  Vêm a sua língua nos quatro cantos da cidade, até encontram quem a fala.
Macau, de novos governantes que falam o chinês, mas que insistem que se preserve a graça do português, fato que a distingue das demais cidades da China.
Muitos irmãos ficaram por lá, para contar a história dos Macaenses, a quem possa e deva interessar.  É preciso, para preservar a nossa presença, a nossa identidade.
Outros partiram, para contar a mesma história a outros povos.
Esta é a minha terra ... Macau ... onde, ao contrário da nossa vizinha, os portugueses foram embora, mas deixaram um legado, um povo chamado Macaense, fruto de uma miscigenação de raças, de quem que soube conviver, misturar-se, sem discriminar.
 
 
 
 

armando.rog.jpg
Rogério (esq), autor deste Portal e Armando, no show na Casa de Macau

Armando Santos gravou CD em São Paulo
(divulgação 23/08/2005)
O Armando já fez a sua parte.  Em dois dias, sem muitos contratempos, gravou a sua parte do CD, que será complementado pelos The Thunders com uma das partes instrumentais.  O Coral da Casa de Macau de São Paulo também atuará como back na canção Comizaina.
Ao todo, serão 12 as canções que irão compor o CD do Armando.  Julgo ser inédito por conter 7 canções em patuá e demais 5 em português.  Todas composições próprias.
O Armando adiantou ao PMM a lista das canções:
01. Comizaina
02. Casa di Macau
03. Ai qui saiám
04. Iou sa mãe
05. Mufino
06. Iou querê vos tanto
07. Chápa, cheirá, chipi
08. Lembrando Macau
09. Coisas da vida
10. Rickshaw (um rock&roll)
11. Namoradinho
12. O egoísmo faz pagar
Agora, só nos resta esperar o grande lançamento do CD, que certamente será bem recebido pela comunidade macaense mundial.
Rogério Luz
 
 
A MÚSICA, OS CDS, O APOIO MACAENSE
(divulgação Agosto de 2005)
Na penúltima visita do Armando Santos a São Paulo, ouvi-o tocar este piano solo da canção Macau.  Emocionou a todos presentes na casa do Alex Airosa.  Pedi que a gravasse para a sua divulgação no portal.
Nesta sua visita em Agosto de 2005, especificamente para gravar o seu CD com cerca de 11 músicas, em patuá e português, o Armando o trouxe e aqui reproduzo-a para todos ouvirem e se emocionarem.
Julgo que será o primeiro CD musical, com muitas músicas cantadas em patuá, uma virtude do Armando, que segundo ele, aprendeu o dialecto com a mãe, o que possibilitou-o a escrever todas as letras por si só.
A sua mãe também foi responsável pelas lições de piano.  Diz o Armando que a técnica adotada por ela, não foi a tradicional, mas sim, a objetiva, que consistia em já tocar as canções que ele gostava.  Depois foi tudo uma questão de se desenvolver sózinho, com a leitura de livros de solfejo e de música. 
Jornalista - Com a fama de jornalista, quando alguém quer preservar algum sigilo, procura não falar na minha frente (risos) ... "cuidado que ele vai colocar no site" ... assim dizem.  Mas, perdoem-me amigos, pelo que me parece, não vai ser um CD comercial. 
Na verdade, não se sabe ao certo como será.  O fato é que, Armando Santos tem presença confirmada para o próximo Encontro em Macau, em 2007, onde fará a sua apresentação musical, para merecidamente receber os aplausos da comunidade macaense.
Juntamente com ele, deverão estar os The Thunders para apresentar as novas canções do seu novo CD.  É sim, o Api (Rigoberto Rosário Jr., da canção Macau) está a compor uma série de canções que fará parte do provável CD duplo, juntamente com o Armando, que aliás contará com o apoio instrumental do conjunto.
Talvez, até o Côro da Casa de Macau de São Paulo, que também está a preparar a gravação do seu CD não comercial, venha a participar do disco do Armando.
Enfim, de São Paulo, serão produzidos 3 CDs para a comunidade macaense mundial.  E, por trás de tudo isso, está o Alou (Alex Airosa), muito entusiasmado por esta iniciativa pelos macaenses. Fala-se de apoio, de outra forma, de uma entidade macaense, de Macau.
Afinal, se não cuidarmos de nós mesmos nestas iniciativas musicais, quem hoje cuidará? Exemplo é a APIM-Associação Promotora da Instrução dos Macaenses, que apoiou o CD dos The Thunders, lançado no Encontro de 2004.

Show de Armando Santos na CMSP

 

A Casa de Macau de São Paulo teve um domingo especial no dia 28 de Agosto de 2005

Armando Santos que viera de Toronto, Canadá, para gravar o seu CD em São Paulo, homenageou os associados com uma apresentação musical, tocando e cantando as canções que farão parte dele.

Um bom número de associados compareceu para prestigiar a apresentação.  Armando diante da ótima receptividade, tocou a tarde toda, interpretando as mais variadas canções, contando com a ajuda do Rigoberto Rosário Jr. (Api) na guitarra elétrica.

Podia-se perceber que algumas canções eram desconhecidas por Api, mas, músico nato é outra coisa.  Não se intimidou e acompanhou o Armando em todas, parecendo que as conhecia.

O Armando e o Api foram muito aplaudidos e levaram os associados à pista para dançar.

A canção Comizaina, divulgada no portal do Projecto Memória Macaense e que ganhou a simpatia dos internautas, contou com a participação do Côro da Casa de Macau de São Paulo, a exemplo do que acontecerá no disco.

Durante a apresentação foi anunciado que o CD contava com o apoio e patrocínio do conselheiro consultivo da Casa, Alex Airosa (Alou).