NOVO SITE DO PMM/NEW SITE | INICIO / HOME | APRESENTAÇÃO | O AUTOR | LOGOTIPO | MACAU | O MACAENSE | GUIA MUSICAL | R A E M | IMAGENS DALUZ | LIVRO DE VISITAS | E.MAIL | LINKS | PAPEL DE PAREDE/WALLPAPER

Eleições de 2006 - resultado

A DIRETORIA REELEITA 2006-2008
site.eleicoes.5.diretoria.eleita.jpg
Alice. Totó, Edite e Rogério (faltou o diretor financeiro que teve que ausentar-se)

ELEIÇÕES NA CASA DE MACAU DE SÃO PAULO

 

A ATUAL DIRECTORIA GANHA AS ELEIÇÕES DE 2006

Totó 139 votos (58,16%) x Chito 100 votos (41,84%)

 

 

Um clima de festa.  Assim foi o dia das eleições na Casa de Macau de São Paulo, ocorridas no último domingo, dia 5.  Mais de 270 pessoas circularam pela Casa, sendo 240 delas eleitores.

Desde a sua fundação, há 16 anos atrás, não se registrava a presença de tantos eleitores, sejam locais como vindos de outras cidades brasileiras.  Também, pela primeira. vez, via-se uma disputa de 2 Listas encabeçadas por candidatos à Presidência, naturais de Macau, o que certamente demonstrou o interesse do eleitorado pelo pleito que se iniciou às 14:30 horas.

Pela Chapa/Lista 1, denominada Harmonia, Paz e Continuidade, a atual diretoria candidatava-se à reeleição, com Júlio Augusto Airosa Branco (Totó) como presidente, Maria Edite Guerreiro Sales Ritchie como vice, seguida de Alice Noronha Airosa Álvaro, diretora social, António Vaz Placé, diretor financeiro e Rogério dos Passos Dias da Luz  como secretário geral.

Na Chapa/Lista 2 – União, Gilberto Quevedo da Silva (Chito) liderava como presidente, António do Rosário Sousa, vice, Catarina Quevedo da Silva Santos como diretora social, José Conceição de Almeida, diretor financeiro e Hercília Oliveira Inácio como secretária geral.

No mesmo dia, acontecia também as eleições para as 3 vagas de cada um dos Conselhos  Consultivo e Fiscal.  No primeiro, candidataram-se Armando Jesus Sales Ritchie, Herculano Alexandre Airosa e João Bosco Quevedo da Silva.  Para Fiscal, os candidatos eram Aníbal Cardoso Joaquim, Maria Inês Anastácio da Luz e Roque Rui Rosa Branco.

Em clima de tranqüilidade, embora se via o esforço dos simpatizantes de cada Chapa/Lista a se movimentarem para atrair votos, os eleitores formaram uma longa fila à espera da sua vez para votar.  Percebia-se a presença de pessoas de todas as gerações, sendo que os jovens não deixaram por menos e marcaram presença maciça.

Após o encerramento da votação às 17:00 horas, iniciou-se a contagem de votos num clima de expectativa de ambos os lados, embora percebia-se esforços de alguns para disfarçá-la.

Cerca de uma hora após, veio o anúncio feito pelo Presidente da Mesa, Jerry Gomes.  A atual directoria do Totó estava reeleita com 139 votos (58,16% dos votos válidos) contra 100 votos (41,84%) obtidos pela Chapa/Lista adversária do Chito.  Houve apenas um voto em branco. Estava assim eleita a nova diretoria para o biênio Abril de 2006 a Março de 2008.

A vibração da comemoração ecoou pelo ginásio, local da votação, com os integrantes da Chapa/Lista – Harmonia, Paz e Continuidade a se abraçarem e sendo cumprimentados por todos os que aguardavam pelos resultados.  No entanto, quem mais vibrou, dando pulos de alegria, foi a única mulher candidata aos Conselhos.  A brasileira, que se diz, orgulhosamente, “macaense naturalizada por amar Macau de coração”, Maria Inês Anastácio da Luz, mais conhecida por Mia, foi a mais votada com 95 votos, entrando para a história da Casa de Macau, como a candidata mais votada em todos os tempos para um Conselho. Os demais candidatos aos Conselhos também foram todos eleitos para as vagas.

Júlio Augusto Airosa Branco, Totó, no microfone, agradeceu aos mesários e o Presidente da Mesa, aos eleitores e àqueles que colaboraram e trabalharam exaustivamente para a vitória da sua Lista.  Depois da comemoração e mais tranqüilo, afirmou “há muito trabalho pela frente, para concretizar e colher o que plantado e semeado durante os dois anos da nossa primeira gestão, num clima de paz e harmonia entre todos os associados.  É para isso que existe a Casa de Macau.  Agregar para construir e preservar”.

 

 

Texto de Rogério dos Passos Dias da Luz

Autor e editor do portal Projecto Memória Macaense 

 

site.eleicoes.1.salao.jpg

site.eleicoes.2.fila.para.votar.jpg

OS SALES E MORAIS
site.eleicoes.9.eleitores.outras.cidades.jpg
VIERAM TAMBÉM ELEITORES DE CIDADES DO INTERIOR DE SÃO PAULO

site.eleicoes.mesa.jpg
PRESIDENTE DA MESA COM MESÁRIOS ANUNCIA OS RESULTADOS

site.eleicoes.3.comemoracao.jpg
A COMEMORAÇÃO PELA VITÓRIA. TOTÓ APLAUDE