NOVO SITE DO PMM/NEW SITE | INICIO / HOME | APRESENTAÇÃO | O AUTOR | LOGOTIPO | MACAU | O MACAENSE | GUIA MUSICAL | R A E M | IMAGENS DALUZ | LIVRO DE VISITAS | E.MAIL | LINKS | PAPEL DE PAREDE/WALLPAPER

AQUI DO BRASIL - Casa de Macau de São Paulo, 18 anos

18º ANIVERSÁRIO DA CASA DE MACAU DE SÃO PAULO
 
 

No dia 28 de Julho de 2007, um sábado, a Casa de Macau de São Paulo comemorou antecipadamente o seu 18º aniversário, que ocorre no dia 31. No dia, também foi comemorado o histórico Dia de Macau de 24 de Junho, que devido a proximidade das duas datas e pela sua importância, a Diretoria decidiu juntá-las numa festa única, que foi oferecida aos associados.

Uma comitiva da Casa de Macau do Rio de Janeiro, com cerca de 30 pessoas, veio prestigiar a festa, que neste ano, teve uma característica mais familiar para uma melhor confraternização das duas comunidades macaense.

Nada melhor que um tacho como prato principal, e essa foi a receita adotada para tornar a festa mais tipicamente macaense, que contou com a participação de mais de 200 pessoas. 

No programa, subiram ao palco, a Yolanda Luz Ramos que, como diretora cultural,

discorreu sobre o que é ser macaense e a sua origem.  Manuela Canavarro Agoston, natural de Xanghai, falou da sua imigração para o Brasil, enquanto que Pedro Almeida, presidente da Casa de Macau do Rio de Janeiro entregou um certificado de homenagem ao Júlio Branco, presidente da Casa de São Paulo.  Antes, Ieda, assessora do deputado federal William Woo, já um velho conhecido da Casa, entregou também um certificado homenageando a Casa de Macau pelo seus 18 anos de existência. Além do presidente atual, Júlio Branco, os ex-presidentes presentes foram convidados para participarem da homenagem. Assim, numa situação inédita, estavam lá perfilados,  Frederico Martins e Armando Ritchie.  Vale lembrar que a Casa também teve outros dois presidentes, porém ausentes na ocasião, que são Humberto Fernandes e Roberto Colaço.

O Coral da Casa de Macau, cada dia mais prestigiado, tanto dentro da comunidade, como noutros meios sociais, clubes etc., e vivendo a expectativa de poder se apresentar no próximo Encontro, cantou novos números musicais com uma interpretação cada dia mais impecável, arrancando aplausos e bis do público.

Acaio Assumpção, reconhecido massagista macaense no Rio de Janeiro e em Resende, cidade da sua residência, fez o lançamento do seu livro Massagem de Coluna, uma das suas especialidades.  Diz o Acaio, que o livro servirá de complemento nas palestras que promove nas Universidades e cursos pós-graduação.

Contar um pouco da história de fundação da Casa de Macau, bem como divulgar os nomes dos principais colaboradores, tanto dentro da comunidade local como fora dele, foi a tarefa que se incumbiu o presidente.

Agora, divulgar o Macau antigo e o contemporâneo, bem como falar da sua gente naqueles tempos de dar saudades, foi um trabalho que Rogério Luz (autor deste portal) atribuiu ao Projecto Memória Macaense e ao seu site de fotografias Imagens DaLuz.  Assim, num telão foi exibido um vídeo com múltiplas fotografias e fundo musical com a canção Macau, que pode ser visto no YouTube com link neste portal.  O público assistiu em silêncio, sendo que alguns até se emocionaram.  Brasileiros presentes disseram depois, que puderam conhecer um pouco mais de Macau.

Porém antes de mostrar o vídeo, Rogério expôs ao público, o motivo de comemoração do Dia de Macau em 24 de Junho, citando a tentativa frustrada dos holandeses de se apoderarem de Macau. 

Depois, foi exibido outro vídeo com fotografias do almoço acontecido no restaurante chinês Chan An em São Paulo, no dia 5 de Agosto de 1989, no qual a comunidade macaense do Brasil, principalmente da cidade e do Rio, assinaram o livro de Atas homologando a fundação da Casa de Macau.  Também produzido por Rogério, com atribuição aos seus dois sites.

Para terminar o dia, já anoitecendo, foi servido ló pák kou (bebinga de nabo), min e mai fân, e o maestro do Coral, Vainer Dias Gomes e convidados cantaram músicas para o público dançar.

No dia seguinte, a comitiva do Rio de Janeiro foi presenteada com um almoço oferecido por Alex Airosa/Alou num tradicional restaurante chinês no bairro oriental da Liberdade. (Rogério Luz)

acm.aniv07.01.jpg
acm.aniv07.01

acm.aniv07.02
acm.aniv07.02.jpg
Rolando Luz, Roberto Gomes, Canicha/Charlie e Alou/Alex Airosa

Yvonne, Margareth e Api
acm.aniv07.03.jpg
acm.aniv07.03

Ieda (loira) assessora do deputado federal William
acm.aniv07.04.jpg
Woo, esposo e acompanhante, com Judite e Grace

Através da sua assessora Ieda, o deputado federal
acm.aniv07.05.jpg
William Woo homenageou a Casa de Macau. No palco, o Presidente e os ex-Presidentes

acm.aniv07.06
acm.aniv07.06.jpg
Acaio Assumpção (Rio) lança livro e oferece exemplar para a Casa de Macau

acm.aniv07.07
acm.aniv07.07.jpg
Yolanda Luz Ramos, diretora cultural, fala sobre o macaense

acm.aniv07.08
acm.aniv07.08.jpg
Manuela Canavaro Agoston falou sobre a sua imigração de Xanghai para o Brasil

acm.aniv07.17.jpg
Yolanda Luz Ramos e Mia Luz

O Coral da Casa de Macau
acm.aniv07.09.jpg
acm.aniv07.01

acm.aniv07.10
acm.aniv07.10.jpg
Pedro Almeida (Rio) homenageia Júlio Branco (S.Paulo)

a hora do parabéns a você, Casa de Macau
acm.aniv07.12.jpg
acm.aniv07.12

Casa de Macau de São Paulo, 18 anos
acm.aniv07.13.jpg
acm.aniv07.13

Hora de dançar
acm.aniv07.14.jpg
acm.aniv07.14

acm.aniv07.15
acm.aniv07.15.jpg
Acaio Assumpção e o seu livro Massagem para Coluna, sua especialidade

acm.aniv07.18.jpg
António Josué Luz e Manuel Ramos

Rogério Luz, autor do PMM, explica o motivo da
acm.aniv07.16.jpg
comemoração de 24/Junho-Dia de Macau e fala dos videos exibidos

Macau de Todos os Tempos foi o 1º video exibido
acm.aniv07.19.jpg
que cativou o público e assistiu em silêncio. O PMM fez-se presente na festa.

Casa de Macau de São Paulo, a sua fundação, foi o
acm.aniv07.11.jpg
2º video a ser exibido. Muitos reviveram aquela época de 18 anos atrás e emocionaram-se

O público em silêncio e muitos, saudosistas e
acm.aniv07.20.jpg
emocionados, assistiram aos videos. Foi a participação do PMM na festa da C.M.SP

No dia seguinte,a comitiva da CM do Rio de Janeiro
acm.aniv07.22.jpg
almoçou num restaurante chinês, oferecido por Alex Airosa/Alou

Membros da Comunidade Macaense do Rio
acm.aniv07.23.jpg
na mesa com o Presidente da CMSP, Júlio Branco

Pedro Almeida e esposa, com Alice Airosa Álvaro
acm.aniv07.24.jpg

acm.aniv07.21.jpg
acm.aniv07.21