NOVO SITE DO PMM/NEW SITE | INICIO / HOME | APRESENTAÇÃO | O AUTOR | LOGOTIPO | MACAU | O MACAENSE | GUIA MUSICAL | R A E M | IMAGENS DALUZ | LIVRO DE VISITAS | E.MAIL | LINKS | PAPEL DE PAREDE/WALLPAPER

AQUI DO BRASIL - uma excursão na Suiça?

acm.camp.jordao.09.jpg

A CASA DE MACAU PROMOVEU UMA EXCURSÃO PARA A SUIÇA ???
 
Sim senhor, fomos para a Suiça !!! Porém, não aquela da Europa, mas a brasileira, ou melhor, CAMPOS DO JORDÃO, mais conhecida como a Suiça brasileira.  A cidade fica a 170 quilómetros de São Paulo, na Serra de Mantiqueira, a 1.700 de altitude.  O ar limpíssimo, sem poluição.
Organizada pela Comissão da 3a. Idade, Manuela Canavaro Agoston, a sua presidente, que contou com a colaboração da Natércia, Henriqueta, Elizabeth, Alice, conseguiu reunir 43 associados num passeio que durou o sábado e domingo. A Casa de Macau subsidiou parte das despesas.
Todos madrugaram e lá pelas 7 horas da manhã no Sábado, já estavam embarcando no ônibus/autocarro.  Alguns pernoitaram na residência.  A guia avisou que a viagem duraria umas 2 horas e meia, com uma parada "técnica" num posto de serviço e restaurante na estrada.
No caminho, a guia contou a história de fundação da cidade, e como não poderia deixar de ser, teve origem portuguesa.

acm.camp.jordao.01.jpg

acm.camp.jordao.04.jpg

Como estavamos visitando a Suiça brasileira, o hotel não poderia deixar de ser, um autêntico chalé suiço, como se pode ver na foto ao lado com o grupo dos excursionistas.  Aconchegante, agradou a todos.  O clima lá, sempre com um ar frio, uma característica da cidade que no Inverno atrai milhares de turistas (embora em toda a época do ano), pelo seu clima gelado, chegando a provocar constantes geadas e até nevar, embora há muito tempo que isso não ocorre.

O hotel chama-se Pousada das Hortênsias com 32 quartos, praticamente foi ocupada pela Casa de Macau.  Todos se acomodaram em seus quartos, para logo em seguida sair para um passeio pela cidade, que incluiu o Palácio do Governo, residência de descanso do Governador de São Paulo. 
Em seguida almoçaram e o tour continuou, terminando com a subida até o Pico de Itapeva onde se poderia avistar 15 cidades próximas, pois fica a 2.030 metros de altitude.  Porém, para azar nosso, estava tomada de nuvens impossibilitando essa vista panorâmica.  Paciência, fica para a próxima !!!

acm.camp.jordao.05.jpg
Grace, Mia e Alice

acm.camp.jordao.02.jpg

Uma das paradas do tour foi na loja/fábrica de chocolates Cacau Show.  Todos degustaram uma bebida de chocolate, forte mas gostoso, e logo em seguida se espalharam pela loja, comprando de tudo.  Sinceramente, nunca vi pessoas comprando tanto chocolate.  Parecia que era de graça, mas era lembrancinha para esse ou aquele, ou para consumo próprio.  A loja, por ser limpa e bonita, certamente atraiu o pessoal para o voraz consumo e gastança.
Era chocolate de todo tipo e das mais variadas e lindas embalagens, uma especialidade de Campos do Jordão e de cidades com clima frio.  Aí na foto, a minha esposa Mia também comprando chocolates.  Depois, eu me deliciei !!!

acm.camp.jordao.03.jpg

acm.camp.jordao.06.jpg

No domingo, um dos pontos de parada do tour foi no Morro do Elefante, onde se tem uma vista panorâmica da cidade.  Daí é que se dá para ver que realmente Campos do Jordão é uma autência Suiça brasileira.  Na foto, eu, o autor do PMM com a minha inseparável máquina fotográfica que já está cansada, pedindo uma substituta, pois em um ano de vida já tirou mais de 10 mil fotos, talvez uns 15 mil.

O tour de Domingo foi num caminhão/camião adaptado com bancos para facilitar a vista dos pontos turísticos.  Até que acomodou todo mundo e rodando a baixa velocidade foi seguro, pois o ônibus/autocarro não teria condições de circular em algumas ruas estreitas.  O passeio incluiu o bairro rico de Capivari, onde todos ficaram fascinados com as belissimas casas, sempre com as características de chalés ou telhados suiços ou europeus.  É incrível ver como tem gente rica no Brasil pelas residências monumentais.  Muita gente famosa, artistas, empresários, políticos etc. têm as suas casas de veraneio em Campos do Jordão, talvez mais por status.

acm.camp.jordao.08.jpg

acm.camp.jordao.07.jpg

Numa das últimas paradas de Domingo, antes do almoço para depois retornar para São Paulo, o Sonny (Humberto Fernandes) ficou lá "conversando" com uma gata, muito simpática e amigável.  E o restante do pessoal ficou fazendo compras, ora numa loja de lembrancinhas ou numa loja de roupas e malharia, outra caracteristica de Campos do Jordão, que tem inúmeras lojas de malhas de todos os tipos, desde os fabricados lá mesmo ou as "made in China".  Aliás, o tour aliou as belas vistas da cidade fascinante com as compras e compras ... !!!
A volta foi tranquila, chegando à noite na Casa de Macau onde todos apanharam seus carros para voltar às suas residências.
por Rogério P.D.Luz
Veja as fotos de Campos do Jordão tiradas
pelo autor do PMM
São 94 fotos distribuídas em 3 álbuns:
 
 

acm.camp.jordao.10.jpg