NOVO SITE DO PMM/NEW SITE | INICIO / HOME | APRESENTAÇÃO | O AUTOR | LOGOTIPO | MACAU | O MACAENSE | GUIA MUSICAL | R A E M | IMAGENS DALUZ | LIVRO DE VISITAS | E.MAIL | LINKS | PAPEL DE PAREDE/WALLPAPER

ENCONTRO 2004

PROJECTO MEMÓRIA MACAENSE MUDOU PARA NOVO ENDEREÇO

ANOTE

 www.memoriamacaense.org/projectomemoriamacaense

 

(basta acrescentar - projectomemoriamacaense - ao endereço do site)

 

Visite o Blog do autor deste site – CRÓNICAS MACAENSES

http://cronicasmacaenses.wordpress.com

retorna para a página de Encontro 2007

a.reuniao.simb.enc.azultres.jpg

 
REUNIÃO PRELIMINAR
DOS DIRIGENTES DAS CASAS DE MACAU
ano 2003
 
Fui, vi e gostei.  Foi frutífera.  Participei, a convite da Comissão Organizadora, na qualidade de observador, onde pude acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos e os seus resultados.
Para o Encontro de 2001, também participei da Reunião Preliminar no ano 2000, como um dos componentes da direção da Casa de Macau de São Paulo, e fazendo uma comparação, poderia assim classificar as 2 Reuniões.
Numa classificação do tipo escolar, diria que, a de 2000 foi o Primário.  Foi o aprendizado, a primeira experiência da APIM na promoção de um Encontro e da sua Reunião Preliminar.  Nesta, encerrado no dia 1 de Dezembro de 2003, foi o Secundário.  Admitiu-se que algumas falhas verificadas em 2001 serviram de lição para a organização do próximo Encontro, falou-se do Encontro dos Jovens em 2005, muito bem recebido, e foi dado um grande passo para alcançar um dos objetivos de 2000 quanto ao subsídio para as Casas.  O meio foi a criação do Conselho das Comunidades Macaenses, mediante a assinatura de um Acordo de Princípio (a ser divulgado neste Site) por todos os Dirigentes das Casas de Macau participantes da Reunião Preliminar.  E o mais importante, apoiado publicamente pelo Chefe de Executivo da R.A.E. de Macau, Dr.Edmund Ho.
Passados praticamente 4 anos da transição, ocorrida em 20 de Dezembro de 1999, surpreende e satisfaz, ouvir os discursos proferidos pelo Governador, pelo Secretário para os Assuntos Sociais e de Cultura, e também pelo Comissário do Ministério dos Negócios Estrangeiros da República Popular da China, que destacam, desta vez de forma mais veemente, a participação da comunidade macaense na vida da R.A.E. de Macau.
Fica assim a expectativa de um árduo trabalho para a elaboração dos estatutos do Conselho e que as comunidades macaenses espalhadas pelo mundo, inclusive a de Macau, possam participar e se confraternizarem no Encontro de 2004, desta vez com um número mais expressivo de participantes.  Para o Brasil, cujos problemas foram expostos neste Site e pelos dirigentes das Casas de São Paulo e do Rio de Janeiro, quanto à questão do nosso alto custo de passagem aérea e outros pertinentes, fica a esperança de uma solução favorável viabilizando a nossa participação.  Esperança esta aumentada com as manifestações da Comissão Organizadora, especialmente as feitas pelo seu Presidente, Dr. José Manuel de Oliveira Rodrigues, que manifestou toda a boa vontade, preocupação e compreensão das nossas dificuldades. 
 
Rogério P.D. Luz
 
 
clicar nas imagens para aumentar
 

NOSSA SENHORA
a.reuniao.ns.padroeira.jpg
PADROEIRA DAS COMUNIDADES MACAENSES

A APIM E OS DIRIGENTES DAS CASAS E CLUBES/ASSOC.
a.reuniao.dirig.maos.dadas.jpg
DAR AS MÃOS PARA A UNIÃO E O ENTENDIMENTO

LINKS
(clicar para aceder)
 
 
 
 
 

HENRIQUE SENNA FERNANDES
panorama.hsf.jpg
SIMPLESMENTE, UM MACAENSE, DOS MAIS NOTÁVEIS (A DISCURSAR NA APIM HOMENAGEANDO DR.CARLOS ASSUMPÇÃO)

A publicação do logotipo do Encontro 2004 neste portal foi autorizado pela Comissão Organizadora.  Nossos agradecimentos.
 

Andar em Macau, ver toda a agitação, a sua modernidade, novos símbolos, com o desespero de tentar falar o chinês, esquecido com a falta de prática ao longo dos 36 anos longe da terra, parecia que o passado fora uma ilusão, de como teria nascido lá, andado pelas suas ruas hoje tão diferentes.  Difícil foi tentar convencer-me que era real, que aquela era a terra onde nasci e vivi por 17 anos, um período que marcou muito a minha vida.  Não era uma ilusão, uma realidade que insistia ser uma ilusão.

O Jornal Tribuna de Macau publica artigo sobre esta Página e outra na edição do dia 17 de Janeiro..
Nossos agradecimentos pelo interesse do Jornal em publicar assuntos tratados neste site.
.  Visite o jornal - www.jtm.com.mo
clique na imagem abaixo para aumentar e ler

a.reuniao.artigojtm.jpg