NOVO SITE DO PMM/NEW SITE | INICIO / HOME | APRESENTAÇÃO | O AUTOR | LOGOTIPO | MACAU | O MACAENSE | GUIA MUSICAL | R A E M | IMAGENS DALUZ | LIVRO DE VISITAS | E.MAIL | LINKS | PAPEL DE PAREDE/WALLPAPER

Conselho das Comunidades Macaenses ( 1 )

PROJECTO MEMÓRIA MACAENSE MUDOU PARA NOVO ENDEREÇO

ANOTE

 www.memoriamacaense.org/projectomemoriamacaense

 

(basta acrescentar - projectomemoriamacaense - ao endereço do site)

 

Visite o Blog do autor deste site – CRÓNICAS MACAENSES

http://cronicasmacaenses.wordpress.com

retorna para a página de Encontro 2004

ano 2004

o nascimento do Conselho das Comunidades Macaenses

ccm.horizonte1.jpg
ccm.horizonte2.jpg

clicar na imagem para aumentar

ccm.logotipo.jpg
NOVO SÍMBOLO MACAENSE

ENCONTRO 2004
Reunião Preliminar em 2003
Conselho dos Comunidades Macaenses (CCM)

A proposta

A intenção da Comissão Organizadora era apenas apresentar a idéia de criação do Conselho de Comunidades Macaenses aos dirigentes das Casas de Macau/Clubes, e obter a sua aprovação. Os seus estatutos ainda não estavam elaborados. Ficariam para uma segunda etapa. Seria similar ao Conselho das Comunidades Portuguesas.

Alguns dos tópicos e propostas apresentadas:

  1. A formação do Conselho é a chance de mostrar ao Governo de Macau que temos condições de coordenar as comunidades macaenses, e que para tal temos a estrutura;
  2. Permitirá enfrentar futuros desafios e problemas das comunidades;
  3. Seria um dos caminhos para obter a ajuda financeira às Casas e suas atividades;
  4. O projecto irá assumir personalidade jurídica após a aprovação;
  5. Seria constituída pelas 12 Casas/Clubes e a APIM;
  6. A APIM seria um dos membros com direito a um voto;
  7. Os estatutos das Casas não seriam afetados;
  8. Um dos objetivos seria evitar a proliferação de Casas ou Clubes similares, porém não teria poderes para evitar a sua formação. Somente que poderia não ser aprovada a sua inclusão no Conselho;
  9. O projecto seria entregue a uma firma de advogados para elaboração dos estatuto e posteriormente submetidos à análise e aprovação das Casas;
  10. A intenção é ter os estatutos aprovados antes do Encontro 2004;
  11. A sede e o escritório de representação do CCM ficaria em Macau, sede da APIM. Facilitaria os contatos. A comunicação entre as Casas e APIM seria facilitada pela Internet (até votação).
  12. Uma das funções do Conselho poderia ser o de suporte às atividades das comunidades e o apoio aos Encontros.
  13. Os fundos que cada Casa/Clube possui hoje, não seriam integradas ao do Conselho. (nota do observador - O fundo do CCM seria formado por subsídios recebidos após a sua fundação, assim entendo. Os subsídios seriam destinadas a apoiar atividades, até futuros Encontros (etc) das comunidades/Casas, obviamente após votação ... ???)
  14. Os representantes não seriam eleitos para o CCM, pois já os são pelas Casas e Clubes;
  15. A criação do Conselho das Comunidades Macaenses é um esforço para  preservação e continuidade das Casas de Macau e Clubes similares.

O assunto estimula a imaginação, mesmo sem os estatutos elaborados. Este observador também não resistiu a comentários próprios. Assim, seguiu-se a um apaixonado debate e sessão de comentários e opiniões. Mas a intenção era apenas obter a aprovação da idéia básica de fundação do Conselho. Os presidentes da mesa, na parte da manhã, Dr. Rodrigues, e à tarde, Eng´ Rosário, tiveram um bocado de trabalho, mas enfim, obtiveram aprovação unânime das Casas e Clubes. Restava levar ao conhecimento do Chefe de Executivo e ouvir dele as esperadas palavras de apoio. Para alegria de todos, as palavras foram ouvidas na encontro realizado no Palácio do Governo. Acenou-se com a possibilidade de apoio ao CCM, talvez através de um órgão governamental, tal como a Fundação Macau.

Por sugestão de alguns dirigentes, foi elaborado um Acordo de Princípio (vide abaixo) assinado pelos 12 dirigentes da Casa e a APIM, além de todos outros participantes da Reunião Preliminar, incluindo este observador.

Resta-nos agora aguardar a elaboração dos estatutos para termos uma clara visão de como funcionará o Conselho das Comunidades Macaenses, o que parece inevitável e necessário para garantir a continuidade e o funcionamento das Casas de Macau e clubes similares. Assim, foi criada uma nova fase para as Comunidades Macaenses, tanto da diáspora como a residente em Macau, pois o benefício é mútuo, embora, graças ao empenho desta última.

Rogério .P. D.Luz

FÓRUM
 
Quer opinar, debater, ou pedir esclarecimentos sobre o Conselho das Comunidades Macaenses, ou, a polémica questão de Proliferação de Casas/Clubes macaenses, ou outro assunto?  Clique no botão esquerdo abaixo para entrar no Fórum.  Clique em - Postar, e em seguida preencha os seus dados e a sua mensagem. Confirme, clicando no - Post a Message, mais abaixo à direita.
 
If you want to give your opinion, debate or to ask questions about the Council of Macaenses Community, or, about the Proliferation of Casas/Macaenses Clubs, or, about something else, just press the left button to get into the Forum.  Inside, press - Postar - and write your message. To confirm, press - Post a Message.
 
CLIQUE E VEJA OS TEMAS POSTADOS/CLICK AND VIEW SUBJECTS POSTED
VEJA NOVAS ENTRADAS - SEE NEW ENTRIES
CASA DE MACAU DE VANCOUVER - M.O.ROZA OPINA / GIVES HIS OPINION
JOSÉ CORDEIRO / TORONTO/CA - OPINA / GIVES HIS OPINION  - VEJA/SEE
 
(apenas ilustrativo - o Fórum foi retirado do portal após o seu encerramento)

O JTM e o CCM
ccm.site.reportagem.jtm.jpg
CLICAR PARA AUMENTAR

IMPORTANTE: É necessário esclarecer que a opinião abaixo foi dada em consideração àquelas formuladas no Fórum, e se refere ao período anterior à divulgação do projecto do Estatuto do C.C.M. (05/Maio/2004)
 

O PROJECTO MEMÓRIA MACAENSE  opina
Tendo em vista as participações no Fórum de Debates sobre o Conselho de Comunidades Macaenses - CCM, e considerando que fui convidado a participar da Reunião Preliminar como observador, queria:
  • Em primeiro, agradecer e incentivar os visitantes a participarem democraticamente do Fórum.  O espaço é de todos.  Cada um tem a sua opinião, que deve ser respeitada;
  • O Acordo de Princípio e Acta da Reunião Preliminar foram assinados pelas 12 Casas de Macau e Clubes similares e a Comissão Organizadora, que muitos identificam como a APIM.  Não prevêm a participação de um número menor que estas 12, no Conselho das Comunidades Macaenses;
  • A APIM não é uma Casa de Macau, pelo que me consta.  Aquela  Associação ou a Comissão Organizadora do Encontro de 2004 representa 1 (um) voto entre 13.  Não me parece que terá o poder de vetar ou mandar.  Pode sugerir ou apresentar um projecto para a votação dos 13 membros.  Está coordenando os trabalhos de elaboração dos Estatutos do CCM, que será submetido à apreciação das 12 Casas e Clubes para aprovação (ou não);
  • No Brasil, julgo que a Comunidade Macaense seja composta por até 1.000 pessoas em todo o País.  Em São Paulo, soma aproximadamente 500 a 600  pessoas, associados ou não da Casa de Macau.
  • Se julgarem que há alguma incorreção nestes tópicos, estou aberto para ouvir opiniões. Sugiro ainda que leiam aquele Acordo e a Acta publicados neste site.
  • 03/Maio/2004 - A respeito do número de votos acima citado, retifica-se conforme o projecto do Estatuto que prevê uma quantidade maior de votos.

To the english speaking Macaense Community, I beg you to ask someone to translate this opinion to you, or, if somebody could send me a translation, I will be grateful.

Rogério dos Passos Dias da Luz

 

IMPORTANTE: Esta pesquisa se refere ao período anterior à divulgação do projecto do Estatuto do C.C.M.  Foi encerrada com 27 opiniões, e 1 comentário (very good idea).  Qualquer número superior ou comentário diferente daquele, deve ser considerado como do período após o conhecimento do projecto do Estatuto.
O resultado, antes do projecto, é aquele divulgado na página principal deste site referente ao C.C.M. (05/Maio/2004)

PESQUISA - Orientações: Veja logo após o quadro da pesquisa.
 
SURVEY - Give your opinion about the Council of the Macaenses Community.  The translation of the answers follows the same order as shown in the frame below.
1) I approve.  It will be good for the Casas; 2) It enables us to receive subsidies; 3) I don't approve; 4) It will guarantee the future of the Casas;  5) It won't work;  6) It will cause much debate; 7) Let's see the statutes first;  8) It will straighten links between Casas and Macau;  9) I still don´t have an opinion about;  10) My opinion is (write, as you wish, your opinion about the Council, and identify yourself if you want).
Thank you

Na última questão "Minha Opinião", você livremente escreve a sua opinião.  Em primeiro, clique no espaço correspondente e em seguida no Vote.  No quadro que for aparecer, siga até o fim, e no espaço em branco, escreva a sua opinião, identificando-se ou não (não há mecanismos para a sua identificação).  Terminada a escrita, clique no Add Your Comment (confirma o seu comentário) e pronto, você deu o seu contributo.
Para ver o resultado das votações, clique em "View Results" logo no final do quadro.
 
(estas foram as perguntas - o quadro foi retirado após a sua conclusão)

PESQUISA

O que achas da idéia básica de criação do Conselho das Comunidades Macaenses?

 Aprovo, será bom para as Casas

 Possibilita receber subsídios

 Não aprovo

 Garante o futuro das Casas

 Não vai dar certo

 Irá gerar muita discussão

 Vamos antes ver os estatutos

 Estreita ligação Casas-Macau

 indeciso

 Minha opinião (escreva abaixo)

ACORDO DE PRINCÍPIO ASSINADO PELAS 12 CASAS E APIM
site.acordo_01.medium.jpg
PÁGINA 1

PÁGINA 2
site.acordo_02.low.jpg

PÁGINA 3
site.acordo_03.medium.jpg

O Acordo de Princípio foi reproduzido do site da APIM, conforme autorização desta Associação. 

FRASES ... "ouvidas" pelo gravador
 
- Um dos objectivos do CCM é evitar a proliferação das Casas de Macau ... este é o 1° objectivo (Presidente da Mesa-PM)
- ... na feitura dos estatutos (do CCM), todos (as Casas) serão ouvidos (PM)
- ... minha preocupação é ... será que alguma Casa poderia ser excluída do Conselho (L.C.A.)? Em princípio ... não! Em princípio temos 13 membros ... (PMM)
- Se vocês resolverem que serão 7 membros (no CCM), quais serão estes 7 membros (M.C.A.)?  I think he gave the answer, he doesn´t have the details (UMA)
- Se realmente for constituído o CCM, não tem nada a ver com a organização do Encontro, são duas coisas separadas.  O próximo Encontro (2007?) pode (dando como exemplo, numa suposiçãoaté nem ser organizada pela APIM (PM)
- ... o que não significa que o Encontro, não possa ser organizado pelo CCM (CMPt)
- ... a falta de verbas em muitas Casas  ... isto é um problema que o CCM deveria pegar e tomar conta, e tentar resolver (PM)
- what are the rules ... for 6 people form a Casa, such as in Italy ... (MCA)
- nós não queremos ser o salvador da pátria, o CCM não pode proibir alguém constituir Casas,  mas o que podemos fazer, é não reconhecê-las dentro do CCM que é uma associação, neste momento, só de 13 membros ... nós não podemos proibir 10 macaenses constituir uma Casa de Macau na Suiça ... nós podemos, é não deixálos ser sócios deste CCM (PM)
- that´s all we want to hear, thank you (?)
- ... a tal representação pelas Casas de Macau de determinadas actividades para a RAEM, e neste sentido poderia receber apoio financeiro da RAEM através do CCM (CMPt)
- ... a proliferação de instituições macaenses não dá uma boa imagem à RAEM ... portanto, não adianta proliferar  ... o CCM está nas nossas mãos, como vai ser e o que vai ser ... o CCM poderá ser uma excelente instituição para nos unificar ... muito obrigado! (CMPt) ... O Victor falou tudo! (PM)
- " palmas" ... e a conceção da idéia de criação do CCM é aprovada por unanimidade dos 13 membros que assinaram o Acordo de Princípio (o que quer parecer que, a princípio, não se vê a possibilidade do "Grupo dos 13" ser formado por um número menor de Casas, mas mais que 13 ... o pretendente vai ter que suar um bocado!!! Parece sensato dizer que, se perder uma eleição, tente de novo, se estruture melhor, faça propaganda eleitoral.   Se se desentender com alguém, discuta civilizadamente, defenda suas idéias, tente conseguir apoio, pense democraticamente consciente que não existe neste mundo, uma única idéia e opinião.  A multiplicidade de idéias enriquece a democracia.   Mas não saia por aí, desestruturando e partindo a comunidade local em dois ou três, fundando uma nova casa ou clube, pois nesta nova, nas próximas eleições, você pode vir a perder de novo, e daí fundar outra nova? Temos que saber perder, para ganhar a próxima batalha!!! Repartir o bolo em 12 pedaços já é difícil, sobra pouco para cada um, quanto mais repartir para 14, 17, 20 ??? - RLuz) 
-