18/07/2011 - Convite de festa da Casa de Macau de São Paulo em 30/Julho/2011

Clique acima e visualize o convite da Casa de Macau para a festa comemorativa dos 22 anos da sua fundação. Promete ser muita animada com diversas atrações musicais, o teatro de patuá e comida macaense como prato principal - tacho/chau chau pele.  Possivelmente virá uma comitiva da Casa do Rio de Janeiro.


11/07/2011 - Semana Gastronómica de Macau na baía do Seixal, Tejo, Portugal - Cacilheiro do Tejo

E-mail recebido informa:

Sou responsável de um restaurante (pode obter mais informações nos links em baixo) perto de Lisboa que vai realizar uma Semana Gastronómica dedicada a Macau. Na ocasião, gostaria de destacar aspectos culturais da região e reproduzir memórias que ajudem a recordar (ou a desvendar) a imagem de proximidade que sempre existiu.

Para o efeito, acredito que as poderosas imagens e textos do seu Projecto Memória Macaense poderão ajudar consideravelmente para o sucesso da iniciativa. Por isso, solicito autorização para utilizar os seus conteúdos em posters que gostaria de afixar nas paredes do restaurante durante a semana da exposição (18 a 23 de Julho). Estas imagens conterão a legenda indicando autor e fonte da informação. Caso entenda possível, será muito valiosa qualquer imagem ou colecção de imagens que entenda indicar como mais adequadas para o efeito.

Luís Oliveira

932946596

Director-Geral Cacilheiro do Tejo

http://cacilheirodotejo.blogspot.com

Vídeo Apresentação http://www.youtube.com/watch?v=Dq6VNQvNAVk

Editor: conforme resposta já dada, Luís Oliveira tens autorização do PMM. Os votos de sucesso e fica aqui a indicação aos amigos de Portugal para o vosso lazer gastron[omico.


30/06/2011 - A Casa de Macau (USA/EUA) nas comemoração do Dia de Portugal (05/Junho) em Califórnia

Conforme o seu presidente, Henrique Manhão, todos os anos a Casa de Macau dos Estados Unidos (USA) participa das festividades do Dia de Portugal em San Jose, California, EUA. A participação se caracterizou com a montagem de uma banca a distribuir folhetos turísticos de Macau, e neste ano também o material do Forum.  Pelas fotos, como já é costume nos Estados Unidos, acontecem desfiles (parades) das associações portuguesas com bandas e palco para exibições de dança e musicais, comércio variado e de alimentação, etc. A festa acontece sempre no 2º sábado de Junho.




























21/06/2011 - Convívio da Terceira Idade e associados em geral na Casa de Macau de São Paulo

Aconteceu em 15/06/2011, uma 4a. feira.  Os convívios com a Terceira Idade já acontecem usualmente há anos.  Desta vez procurou-se abranger também aposentados, quem tivesse tempo livre, enfim os associados em geral.  Foi o 1º realizado na atual gestão do presidente Gilberto Silva que avançou na sua saudação, que irá procurar criar novos convívios não só restritos à 3ª Idade.  Com isso, o autor do PMM pode participar, pois ainda não alcançou esta fase de idade.

Para o almoço que reuniu cerca de 53 associados, podia-se saborear um gnau iôc min (macarrão chinês ao molho de ostra com carne de vaca e brócolis), arroz gomoso ou uma fartura de siu háp (pato assado chinês), enfim, tudo uma delícia.  A Hercília Oliveira Inácio, coordenadora do evento auxiliada por vários colaboradores, estreou bem nesse seu novo cargo na associação. Mostrou muita alegria e entusiasmo que deu o colorido ao evento e na sua apresentação fez uma oração pedindo pela saúde de 3 associados que estão a exigir cuidados especiais.  Porém uma surpresa improvisada estava reservada: e, lá apareceram a Telma Antunes Brito (em visita ao Brasil), Mariazinha Conceição de Carvalho e Nanette César Placé (diretora cultural) vestidas de havaiana e dançaram para a alegria geral ao som de música do Hawai.  Com isso, procuraram resgatar uma antiga lembrança de um inesquecível evento nos anos 90 que foi a noite de Hawai, com tudo de direito para lembrar as festas daquele País do Oceano Pacífico.

Depois seguiu-se à distribuição de lembranças e um jogo de bingo (sem arrecadação do participante) com premios variados, um item que sempre alegra as pessoas da Terceira Idade.

Parabéns aos responsáveis pelo convívio que conseguiu reunir bastante gente num dia de semana, e que deixaram no ar um sensação de alegria e bem estar, fatores essenciais numa associação que sempre deve visar o convívio saudável entre os seus associados.

O autor do PMM agradece o presidente Gilberto Silva pela comunicação aos presentes do Prémio Identidade 2011 atribuído a este site pelo IIM Instituto Internacional de Macau.  Os agradecimentos também pelos aplausos e cumprimentos recebidos.

Veja as fotos: (e depois visite o álbum de fotos da Rosa Cruz publicado no Picasa - aqui)















Acima: foto da esquerda: Gilberto Silva fala aos associados - da direita: Hercília conduz uma prece pela saúde de 3 associados 

Abaixo: esquerda: parte dos pratos do almoço - da direita: a dança de Hawai



































Acima: da esquerda: Mariazinha Carvalho, Telma Brito e Nanette Placé - da direita: Natércia Luz Silva, Célia Luís, Mariazinha, Hercília Inácio, Telma, Rosa Cruz, Nanette, Henriqueta Silva e Tereza Gomes

Abaixo: da esquerda: aniversariantes do mês-Fátima Nogueira, Dirce Gomes e Tereza Gomes - da direita: o bingo

















03/06/2011 - E-mail recebido do Colóquio da Lusofonia:

Os Cadernos de Estudos Açorianos dos Colóquios da Lusofonia acabam de colocar em linha em

http://www.lusofonias.net/estudos%20e%20cadernos%20a%C3%A7orianos/index.htm

mais propriamente em

http://www.lusofonias.net/estudos%20e%20cadernos%20a%C3%A7orianos/cadernos%20a%C3%A7orianos%2011%20urbano%20bettencourt.pdf

o caderno de estudos açorianos nº 11 dedicado a URBANO BETTENCOURT depois de termos tido já divulgado outros autores

Caderno 0  

Caderno 1 Cristóvão De Aguiar  

Caderno 2 Daniel De Sá     

Caderno 3 Dias De Melo    

Caderno 4 Vasco Pereira Da Costa  

Caderno 5 Álamo Oliveira

Caderno 6 Caetano Valadão Serpa

Caderno 7 Fernando Aires    

Caderno 8 Mário Machado Fraião

Caderno 9 Emanuel Félix

Caderno 10 Eduardo Bettencourt Pinto

J. CHRYS CHRYSTELLO, Presidente da Direção COLÓQUIOS DA LUSOFONIA (AICL, Associação [Internacional] Colóquios da Lusofonia)

25/05/2011 - Em 08 de Maio passado, a Casa de Macau de São Paulo reuniu os seus associados para comemorar o Dia das Mães e de Nossa Senhora de Fátima.  Às 12 horas, ocorreu a peregrinação da imagem de Nossa Senhora da prédio-sede (Casarão) para a Gruta localizada nas dependências da Residência (prédio de alojamentos). O presidente da Casa, Gilberto Silva carregou a imagem tendo ao seu lado a esposa, Henriqueta.  O cortejo foi acompanhado pelos associados carregando flores para serem depositados na Gruta, onde foi celebrada uma missa pelo Padre Donizetti. 

Após a cerimónia religiosa foi servido o almoço no Ginásio.  Entre os diversos pratos servidos, podia-se saborear o "ká li gnau pák nám" carril de carne de vaca, chá siu, frango assado.  Seguiu-se a saudação às mães e as mulheres em geral, mesmo não sendo mães de facto, feita por Gilberto e a Yolanda. Lembranças foram entregues a todas as mulheres, pois "todas são mães de uma forma ou outra" como dizia a Yolanda Luz Ramos.  O toque final para encerrar o dia festivo, foi o bolo de chantily e frutas com a mensagem "parabéns mamãe" que foi servido a todos.

A Mariazinha Carvalho que integra com a Yolanda a Comissão de Cultura, cuja pasta tem como diretora a Nanete Placé e que se encontrava em Macau, salientou a necessidade de preservar as nossas tradições, referindo-se à peregrinação da imagem que teve aspectos de uma procissão, mesmo em escala menor. Lembra sempre com saudade e detalhes as procissões em Macau, que graças a Deus, ainda é preservada a de Nossa Senhora de Fátima entre outras.  A Casa de Macau de São Paulo já realizou em outras 2 festividades da data procissão em maior escala e percurso estendido.  De facto, uma tradição que a atual Direção soube preservar pelo bom nome das tradições e religiosidade.

As fotos abaixo foram gentilmente oferecidas por Rosa da Cruz que disponibilizou um álbum no Picasa no seguinte endereço:

https://picasaweb.google.com/109718772364221799133/ACMDiasDasMaes852011?authkey=Gv1sRgCPquk8fJlLfWxAE&feat=email#



 
































































17/05/2011 - Anuncio recebido da Fundação Casa de Macau, Lisboa:


16/05/2011 - Devido a imprevistos, a aula de Culinária Macaense de 15/Maio não foi realizada.  Está marcada outra aula para o próximo domingo, dia 22. Veja o anúncio abaixo:



10/05/2011 - Inaugurado o Centro Cultural de Macau de em Fremont/Califórnia/EUA

Abaixo o artigo e fotos do Jornal Tribuna de Macau, edição desta data, que fala do assunto.  O Projecto Memória Macaense dá os parabéns às 3 associações macaenses que passarão a conviver neste Centro, e faz os votos para seja uma convivência harmoniosa e construtiva:


INAUGURADO CENTRO CULTURAL DE MACAU

Macaenses realizam “sonho” na Califórnia

A comunidade macaense radicada na Califórnia concretizou no sábado uma antiga aspiração, com a inauguração do Centro Cultural de Macau nos EUA

O dia de sábado foi de festa para as associações macaenses sediadas na Califórnia, que puderam finalmente celebrar a abertura do muito aguardado e ansiado Centro Cultural de Macau. Instalado num edifício histórico da cidade de Fremont, em plena baía de São Francisco, o Centro Cultural será gerido, em conjunto, pela Casa de Macau nos EUA, União Macaense Americana e Lusitano Clube da Califórnia. As três associações de matriz macaense juntaram-se e formaram uma direcção própria para administrar o Centro, que desde Setembro de 1999 teve um financiamento garantido pela Fundação para a Cooperação e o Desenvolvimento de Macau, instituição que precedeu a Fundação Macau.

Posteriores divergências entre os dirigentes das três associações chegaram a ameaçar a concretização do projecto, mas a boa vontade e determinação superaram todos os obstáculos.

Em Novembro do ano passado, o presidente da Casa de Macau nos EUA, Henrique Manhão, reconheceu ao JTM que “houve vários atrasos na criação do centro” e que “as despesas para a renovação foram para além do que era esperado”.

Construída em 1930, a sede do Centro Cultural de Macau na Califórnia implicou, só na sua aquisição, o equivalente a cerca de 11 milhões de patacas, mas o orçamento também teve de contemplar a realização de diversos trabalhos de remodelação, incluindo a instalação de uma cozinha, bem como a aquisição de material.

“O local é razoavelmente grande para conferências, tem três pisos. No primeiro piso há uma sala enorme, com cozinha também, e capacidade, talvez, para 150 pessoas. No segundo andar fica a biblioteca e a sala de jogos”, salientou Henrique Manhão. Fremont passará a funcionar como “quartel-general” de todas as associações de matriz macaense da Califórnia, que farão deslocar para ali as suas actuais sedes, até porque, segundo referiu Manhão, há uma boa relação entre as três instituições. “Por vezes, há pequenos desentendimentos, há opiniões diferentes, mas trabalhamos bem juntos”, apontou.

 



10/05/2011 - Aula de Culinária Macaense na Casa de Macau de São Paulo

No próximo domingo, dia 15, às 11:15 hrs., dando sequência à série, haverá nova aula de culinária macaense desta vez ministrada por Maria Isabel Pedruco, que irá ensinar como fazer *Apabico e *Bolo de Chocolate recheado com cobertura de nozes pecan.  A Casa de Macau há anos vem administrando periodicamente aulas de Gastronomia Macaense, em perfeita sintonia com os objetivos estabelecidos pela Confraria. 

Veja abaixo o informativo recebido da Natércia Luz Silva, confreira correspondente e coordenadora dos cursos em São Paulo: