Atualidades-Guia - veja o que já foi publicado


29/Outubro/2011 - Casa de Macau de São Paulo abre inscrições para o II Encontro de Jovens Macaenses 2012.  O prazo se encerra em 15/Novembro/2011. Veja abaixo o teor do comunicado (clicar no texto em pdf)


10/Setembro/2011 - O Dia dos Pais foi comemorado na Casa de Macau de São Paulo em 14/Agosto/2011 com um churrasco.  Relata a associada Rosa da Cruz que o presidente da Casa, Gilberto Slva, preparou um Siu Gnap Chôk (canja de pato assado à chinesa) e o tempero das asas de frango.  Vários associados compareceram com seus familiares e filhos que teve até bolo comemorativo alusivo ao dia, cuja confraternização foi comandada pela sua diretora cultural, Nanette Placé César.  Veja abaixo o álbum de fotos tiradas pela Rosa e publicadas no Picasa:

https://picasaweb.google.com/109718772364221799133/ACMDiaDosPais14811RogeLuz?authkey=Gv1sRgCLLC7oer2tyrKQ&feat=email


17/Agosto/2011 -  O autor do PMM e do seu blog recebeu um e-mail repassado por um amigo no qual a ADM Associação dos Macaenses (de Macau) pede contribuição para montar o seu Álbum de Fotos da Malta.  O PMM  entende importante oferecer o seu contributo espontâneamente. Assim, convido os visitantes macaenses lerem os arquivos pdf abaixo, e oferecer o seu contributo para esta bela iniciativa da ADM, pois este autor irá pesquisar os seus arquivos pessoais para esta finalidade.  Os meus votos de sucesso, como deverá ser, e aguardamos comunicação da sua publicação!!!


14/Agosto/2011 - E-mail recebido de Antonio J.M. Nunes da Silva junta um anexo de Desenhos de Barcos Chineses, informando:

Documento de interesse histórico da minha comissão em Macau, 1966-68

O Alm. Carmona foi 1º Comandante da Escola Naval em 1943, ano em que entrei para a Armada, sendo então Capitão-de-Mar-e-Guerra.

Veja no arquivo abaixo:



14/Agosto/2011 - E-mail de Maria João Santos Ferreira envia a ligação para visualizar a Tese de Mestrado de Alexandra Rangel que fala de Macau e da Comunidade Macaense Ontem e Hoje.  Está publicada no site da Universidade de Lisboa neste endereço:

http://repositorio.ul.pt/handle/10451/3906

ou veja o arquivo abaixo ( O PMM recomenda a leitura.  Muito bom):



30/Julho/2011 - Festa de aniversário dos 22 anos da Casa de Macau de São Paulo

O Selecionado de Futebol de Terceira Idade de São Paulo da apresentação em patuá - Futebol. foto: Rosa da Cruz


Mais de 150 pessoas se espalhavam pelo ginásio da Casa de Macau acomodadas nas suas mesas, algo que há algum tempo não se via.  Foi feita ampla divulgação da festa de aniversário dos seus 22 anos, que prometia uma recheada programação cultural além da degustação que foi oferecida aos membros da comunidade macaense.  Alguns até levaram seus convidados brasileiros, uma presença constante nas festas da Casa.  O brasileiro, um povo descontraído e amigável, sabe bem conviver com a nossa comunidade e apreciar as nossas coisas. Isto é o bom do Brasil !!!

Constava do cardápio como destaque: o tacho (ou, chau chau pele) e complementava vaca estufada e um "african chicken" (frango à africana) que estava impiedosamente delicioso que em nada perdia para as melhores receitas de Macau, tanto que acabou-se rapidamente, pois não se esperava tamanha aceitação. Este prato vai ficar na história.

Para iniciar a programação, que se seguiu após o almoço, o presidente da Casa, Gilberto Silva, discursou citando passagens de criação da associação, as atuais diretrizes e metas. Com bastante satisfação, acenou com possibilidades bastante concretas da visita à Casa pelo presidente da Fundação Oriente, Carlos Monjardino, que não acontecia há cerca de 10 anos. Após, a diretora cultural Nanete Placé César agradecia as pessoas que contribuiram com trabalho ou em espécie para o sucesso da festa.

Era hora de começar os espetáculos e o Coral Vozes de Macau foi a primeira apresentação.  A sua coordenadora Judite Manhão Branco anunciava que o coral estava a gravar o seu 2º CD.  E Fernando "Nano" Branco, que no disco cantará algumas canções em solo acompanhado pelo grupo, deu uma amostra ao público de como o será.

E como não podia faltar o patuá numa festa da Casa, a Mariazinha Conceição Carvalho em dupla com o seu parceiro Armando Sales Ritchie, promoveram um diálogo no qual se simulava a convocação de um Selecionado de Futebol da Terceira Idade para o Encontro de 2013.  Seria um campeonato em que cada Casa disputaria com a sua equipa de Terceira Idade e que "fora aprovado numa suposta reunião do CCM".  E assim vários idosos foram convocados, cada com uma observação divertida das suas "qualidades" para integrar o Selecionado. Tudo em patuá (o vídeo será/ou/já está publicado no YouTube, dependendo da data em que você ler este artigo - verifique no Guia de Vídeos).

Após a cantoria de Parabéns para Você com bolo e velas de direito, era hora da apresentação surpresa que era aguardada pelo público.  O que seria ela?

E ao som de Assim Falou Zarathustra do filme 2001 Uma Odisséia no Espaço subia ao palco do que seria 3 idosos (Telma Antunes Brito, Mariazinha Carvalho e Armando Ritchie) com problemas de locomoção arrastando-se pelo palco.  Ninguém bem entendia o que acontecia enquanto davam risadas. Eis que trocam a música por uma de Michael Jackson e os idosos começam a dançar ao estilo do cantor da canção.  E assim foi risada até o fim (o vídeo já está divulgado no PMM).  Foi realmente uma agradável surpresa resultante de uma imaginação e criatividade merecedora de todos os elogios.  

Para a parte final da festa, que teve chá de tarde com min (macarrão chinês) e diversos doces e frutas, o Nano Branco fez a sua apresentação das canções do seu CD que foi lançado, em caráter particular, no fim do ano passado e distribuído aos amigos no Encontro de 2010. A sua companheira Yvonne Remedios Airosa fez dupla em 2 canções que lembravam os sucessos dos velhos tempos dos anos 50 e 60 (veja o vídeo deles cantando All I Have to do is Dream). E para encerrar mais uma festa bem sucedida da Casa,  António "Tozé" de Senna Fernandes também fez a sua apresentação solo a lembrar canções típicas da sua época dos anos 60.  Era esperada a apresentação do Charlie Santos que não pode comparecer por compromissos profissionais. Foi também uma pena que a comunidade da Casa de Macau do Rio Janeiro não pode formar uma comitiva para participar da festa.  Já tinham programado uma festa junina para a mesma data. Mesmo assim, lá estiveram o João Pedro Nolasco e Pedro Almeida (todo chique e estiloso, bem do seu jeito, até com gravata de borboleta) acompanhado da sua esposa.













Lado Esquerdo: bom público / Direito: Armando Ritchie, Gilberto Silva, Mariazinha Carvalho e Nanete Placé (após a peça em patuá Futebol)















Esq.: African Chicken à moda São Paulo (molho separado) / Dir.: a apresentação surpresa com dança de Michael Jackson (foto Rosa da Cruz)















Acima esq.: Coral Vozes de Macau / Dir.: Sobremesa 

Abaixo esq. Nano Branco / dir. Tozé Senna Fernandes


















Vídeo da Terceira Idade - http://www.youtube.com/watch?v=kW1bociF2AU

Vídeo de Nano Branco & Yvonne Remedios Airosa - http://www.youtube.com/watch?v=_SjGJkU7gVQ

Álbum de fotos publicado pelo PMM no FlickR com fotos do seu autor e da Rosa da Cruz. Clicar nas imagens abaixo para ampliar (a última foto abaixo não faz parte da festa - falha de upload da FlickR)

Veja também álbum com mais fotos publicado por Rosa da Cruz no Picasa - clicar aqui

Veja o que escreveu o blog Tribuna Lusófona  - clicar neste link

Loading...


30/Julho/2011 - Site Oficial da Casa de Macau de São Paulo: Conforme comunicado publicado no Quadro de Avisos, a Direção informa que o site está fora de ar por problemas técnicos com o Provedor e o Webmaster.  Assim, o www.casademacausp.com.br não está acessível por ora. (o PMM informa que nada tem a ver com este site)


30/Julho/2011 - O Dia dos Pais que é comemorado no Brasil no 2º domingo de Agosto será comemorado na Casa de Macau de São Paulo com um típico churrasco brasileiro.