NOVO SITE DO PMM/NEW SITE | INICIO / HOME | APRESENTAÇÃO | O AUTOR | LOGOTIPO | MACAU | O MACAENSE | GUIA MUSICAL | R A E M | IMAGENS DALUZ | LIVRO DE VISITAS | E.MAIL | LINKS | PAPEL DE PAREDE/WALLPAPER

ENCONTRO 2007 - PRELIMINARES

retorna para o Encontro 2007

REUNIÃO PRELIMINAR PARA O
ENCONTRO DAS COMUNIDADES MACAENSE EM 2007
 
O 6º Encontro da série.  O 3º Encontro após o estabelecimento da R.A.E.M.
Assim, a Comunidade Macaense deverá aprender a conviver com esses números, pois serão citados por algumas fontes.  O importante é que os Encontros vêm acontecendo, mesmo com o estabelecimento da R.A.E.M., o que para nós da comunidade é gratificante ver, o prestígio e o apoio dos novos governantes de Macau.
 
REUNIÃO PRELIMINAR - A reunião aconteceu no dia 13 de Outubro de 2006, na sede da APIM.  Reuniram-se os membros do Conselho das Comunidades Macaenses-CCM (Geral e Permanente), aproveitando a presença dos presidentes das Casas e Associações das comunidades da diáspora presentes em Macau e convidados pela COJOL-Comissão dos 1ºs. Jogos da Lusofonia.
 
RESUMO - Ainda no aguardo da Acta da Reunião, pode-se citar resumidamente alguns tópicos do que ocorreu:
- foi apresentado um relatório de actividades do Conselho Permanente;
- apresentada proposta de constituição de uma Comissão Executiva, que foi aprovada;
- apresentado um relatório de conta de Receitas e Despesas, analizadas e aprovadas pelo Conselho Fiscal;
- comentada a demissão do 3º V.P. do Conselho Geral, fartamente divulgada na imprensa local (o PMM prefere não entrar no mérito e detalhes da questão);
- fixado para Março de 2007, o prazo para apresentação de sugestões para o programa do Encontro 2007;
- o projecto de eventual candidatura do Patuá a Património Universal Intangível junto da UNESCO;
- o Encontro acontecerá no final do mês de Novembro de 2007, em data ainda a ser definida, aliás na mesma ocasião, ocorrerão novas eleições no CCM;
- estes e outros assuntos que o PMM prefere não adiantar-se à Acta da Reunião, já que seu autor participou dela como membro do Conselho Permanente, uma vez que encontrava-se em Macau para diversas outras finalidades expostas neste Portal, e não, convidado especificamente para a reunião, como ouviu de um comentário equivocado.
 
R.Luz
 
A Recepção do Comissariado
Uma tradição iniciada após a constituição da RAEM, a cada Reunião Preliminar para os Encontros (a terceira), o Comissário do Ministério dos Negócios Estrangeiros da R.P.da China oferece uma recepção aos seus participantes.
Abaixo os discursos e as imagens
 

RECEPÇÃO OFERECIDA PELO
COMISSÁRIO DO MINISTÉRIO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS DA CHINA NA R.A.E.M.,  SR. WAN YONGXIANG, AOS REPRESENTANTES DA REUNIÃO PREPARATÓRIA
DISCURSO DO SR. WAN YONGXIANG

comissariado.005.pmm.jpg

Discurso de Sua Excelência Sr. Wan Yongxiang, Comissário do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China na Região Administrativa Especial de Macau, na recepção oferecida aos representantes da Reunião Preparatória do Terceiro Encontro das Comunidades Macaenses

 

Exmo. Sr. José Manuel de Oliveira Rodrigues,

Presidente do Conselho das Comunidades Macaenses e

Presidente da Associação Promotora da Instrução dos Macaenses,

Respeitados Senhores Representantes das Casas de Macau e das Associações dos Macaenses,

Minhas senhoras e meus senhores,

 

Na época de Outono dourado, e por ocasião da Reunião

Preparatória do Terceiro Encontro das Comunidades Macaenses, temos grande satisfação por contar com a presença, aqui no nosso Comissariado, dos representantes das "Casas de Macau" oriundos de diferentes partes do mundo e das Associações 'locais dos Macaenses. Gostaria de expressar-lhes, em nome do Comissariado e no meu próprio, as nossas calorosas boas-vindas.

Os macaenses constituem uma comunidade especial e um componente importante da sociedade de Macau. Desde há muito tempo, os macaenses têm convivido harmoniosamente e feito profunda amizade com as outras comunidades em Macau. Após o retorno de Macau à China, os macaenses, querem que continuem a viver e trabalhar em Macau, ou querem que foram procurar o próprio desenvolvimento no exterior, demonstram confiança total no princípio de "um país, dois sistemas", sempre acompanham o desenvolvimento de Macau e têm muitas

saudades da sua terra natal.

Em formas diversas, os macaenses dedicam-se ativamente às causas de construção da RAEM e desempenham um papel singular nos intercâmbios exteriores da RAEM, dando contribuições à prosperidade e ao desenvolvimento de Macau.Gostaríamos de atribuir os nossos apreços, às associações locais dos macaenses e às "Casas de Macau" instaladas no mundo inteiro, pelos seus esforços em unir os compatriotas no exterior, acompanhar e apoiar o desenvolvimento da RAEM e promover intercâmbio e cooperação de Macau com o exterior.

Após o regresso de Macau à China, com os apoios sólidos do governo central, o governo da RAEM tem se esforçado,juntamente com todo o povo de Macau, incluindo os macaenses, para criar uma excelente situação caracterizada por uma economia em crescimento acelerado, uma sociedade estável e harmoniosa e o povo feliz com a vida e o trabalho. Graças ao desenvolvimento vigoroso das diversas causas da RAEM, à ampliação contínua de intercâmbio e cooperação com o exterior e à fama internacional mais elevada, os sucessos da prática do princípio de "um país, dois sistemas" vêm sendo cada vez mais apreciados pela comunidade internacional.

Com fisionomia nova e vitalidade exuberante, Macau está se encaminhando ao futuro ainda mais próspero. Para os que se ausentaram da sua terra natal por algum tempo, vão certamente ficar orgulhosos pelas mudanças alegradoras de Macau, ao comparar o passado com o presente.

O Comissariado do Ministério dos Negócios Estrangeiros na RAEM é uma representação estabelecida pelo Governo Popular Central para tratar dos assuntos das relações externas relacionadas com a RAEM. Apoiar a RAEM a desenvolver relações com o exterior e promover intercâmbios e cooperações de Macau com todos os países do mundo, são competências importantes do nosso Comissariado. Estamos dispostos a fazer maiores esforços, em conjunto com os senhores presentes, para promover a prosperidade e desenvolvimento da RAEM. Gostaríamos de pedir a vossa gentileza no sentido de transmitir, aos macaenses tanto em Macau como no exterior, as cordiais saudações e os melhores votos.

Ao finalizar, gostaria de propor um brinde

Pela prosperidade e desenvolvimento da RAEM,

pelo sucesso da Reunião Preparatória do Terceiro Encontro

das Comunidades Macaenses,

e pela saúde dos amigos presentes,

Saúde!

 

(Obs.: A referência ao Terceiro Encontro se faz para aquele que ocorrerá após a constituição da RAEM)

 

DISCURSO DE DR. JOSÉ MANUEL RODRIGUES
PRESIDENTE DO CONSELHO PERMANENTE DO CCM

comissariado.007.pmm.jpg

Exmo. Senhor Comissário do Ministério dos Negócios

Estrangeiros da República Popular da China na Região

Administrativa Especial de Macau, Sr. Wan Yongxiang

Ilustres Presentes

 

Desejo antes do mais, em nome dos convidados, agradecer o

amável convite endereçado por V. Exa. para este momento de

alegre convívio.

O Conselho das Comunidades Macaenses aproveitou a

presença dos Presidentes das Casas de Macau na RAEM, a convite da Comissão Organizadora dos Jogos da Lusofonia, para uma reunião preparatória à realização do Encontro das Comunidades Macaenses - Macau 2007.

Vamos discutir e acordar na formulação do programa do

próximo Encontro a realizar em Novembro de 2007.

É convição dos presentes de que o referido evento poderá ser

a confirmação do nosso dialeto "Patuá" como veículo de

comunicação por excelência e expressão de identidade

aglutinadora das suas gentes. Por isso, estamos unidos na vontade de levar tão longe quanto possível a eventual candidatura do "Patuá" a Património Universal Intangível junto da UNESCO.

Senhor Comissário,

Os seis anos de relacionamento fraterno e solidário entre as

Casas de Macau no Mundo e a APIM serviram fundamentalmente para desenvolver os ajustamentos necessários à nova realidade sócio-política da RAEM. Estamos neste momento em condições de iniciar um novo ciclo de co-existência harmoniosa entre as Casas e as suas congéneres em Macau.

Cumprido o desejo de proporcionar às Casas com estruturas

mínimas de funcionalidade, estão criadas as condições de

realizarmos o grande objectivo de defundir a cultura macaense nos países e regiões de acolhimento da nossa diáspora, assumindo-nos como embaixadores de boa vontade da RAEM.

É este o desígnio que se pretende cumprir.

 

IMAGENS DA RECEPÇÃO

comissariado.008.pmm.jpg

comissariado.012.pmm.grupo.jpg