Gen. Vasco da Rocha Vieira visitará São Paulo em 20/Março/2011


27/02/2011 - No dia da Assembléia realizada nesta data na Casa de Macau de São Paulo, Gilberto Silva, após eleito, anunciou que o (ex-Governador) Gen. Vasco Rocha Vieira visitará São Paulo em 20/Março/2011. O atual presidente da Casa, Júlio Branco, confirmou a informação. Será a 3a. visita do Gen. Rocha Vieira à Casa de Macau de São Paulo, sendo que a 1a. ocorreu na condição de Governador do Território de Macau, antes da transição.

Fica aqui o convite e convocação para que participe do almoço que homenageará esta personalidade, que a comunidade macaense e a Casa de Macau de São Paulo tanto deve e aprecia.

Informações com a secretaria ou com o autor do PMM que fará ampla cobertura da visita.

Detalhes: O almoço será oferecido aos associados.  Para os não-associados será cobrado um valor de R$ 20,00 (cerca de MOP 100,00) por pessoa.  Em ambos os casos, as bebidas deverão ser pagas à parte.  Uma feijoada à brasileira será o prato principal do almoço, fora de outros complementares que serão variados. Haverá uma programação com música, patuá, homenagens etc.  Espera-se participação da Casa de Macau do Rio de Janeiro de forma ainda indefinida.


Nova Direção da Casa de Macau de São Paulo - 2011 a 2014

(da esquerda - Rolando Luz, Rui Branco, Gilberto Silva, Frederico António e Francisco Inácio)

27/02/2011 - Tudo resolvido !!! Acabou o impasse que perdurou desde 06/Fev/2011 com a falta de candidaturas para as eleições gerais marcadas para esta data.  Gilberto Quevedo da Silva apresentou a sua candidatura e nomes para membros dos órgãos sociais "num esforço para a solução do fato inédito na associação macaense de São Paulo", como afirmou.  Os associados num total de 65 presenças aprovaram na hora a candidatura que passa a gerir a Casa de Macau de São Paulo a partir de 01/04/2011.

Afirmou o Gilberto que pretende estudar alteração nos Estatutos "de forma a evitar a repetição de tal situação".  Antes apresentou-se como membro de liderança de uma comissão de transição, para ocupar o vácuo que se abriria com o fim do mandato da atual administração, porém convencido por alguns associados e pelo seu secretário geral eleito Rolando Luz, e por questão de mais praticidade técnica para realizar as reformas pretendidas, aceitou concorrer como candidato a presidência. A maioria dos associados levantou a mão aprovando os novos membros da direção da Casa de Macau de São Paulo e dos Conselhos, a princípio para o triénio 2011 - 2014 até eventual alteração dos Estatutos.

Um alerta do atual presidente Júlio Branco, sobre o risco de dissolução da associação numa situação como tal, provocou um ar de repúdio entre os associados diante desta real possibilidade.  O que se percebeu que numa situação de emergência, sempre haverá soluções pela comunidade, indicando a boa reserva de recursos humanos que ainda existe nesta única e exclusiva associação macaense de São Paulo.  Ao que parece, na hora "h" sempre haverá candidatos para a sua solução, como foi do Frederico António, que ao se oferecer como candidato a cargo de diretoria, abriu a possibilidade de, na falta de outra candidatura, habilitar-se a presidência.  Isso sem falar daqueles que não se manifestaram oportunamente. A Casa de Macau não sucumbirá tão facilmente.  Ainda haverá muitos anos pela frente!!!

Fica assim a composição dos novos Órgãos Sociais da Casa de Macau de São Paulo:

Diretor Presidente - Gilberto Quevedo da Silva

Vice-Presidente - Roque Rui Branco

Secretário Geral - Rolando da Luz

Diretor Financeiro - Frederico António

Diretor Social - Francisco Inácio

Conselho Consultivo:

Carlos Alberto da Silva Santos

Carlos Luís

João Luís

Conselho Fiscal:

Aníbal Joaquim

Boaventura da Luz

Catarina da Silva Santos


24/02/2011 - Para quem não sabe, a Casa de Macau do Rio de Janeiro (Brasil) tem sua publicação na Internet.  Construído em plataforma de blog da Wordpress (similar ao blog do autor Crónicas Macaenses) iniciou suas operações em 01/Janeiro/2010, data do início da gestão do presidente Alberto Carlos Paes d'Assumpção. Pela sua praticidade, atualizável por eles mesmos, tem postagens constantes mostrando as diversas atividades da Casa.  Dá para se ter uma boa idéia pelo texto e fotos, que a Casa tem uma boa vida social o que é saudável e recomendável.

O Projecto Memória Macaense está dentre os links publicados no site, pelo que agradece a gentileza e aproveita para informar o endereço para sua visita - http://casademacaurj.com

A história da Casa de Macau do Rio de Janeiro publicada é -

"Com a emigração dos Macaenses que optaram o Brasil , foram chegando a partir de 1960 até 1980, pequenos grupos isolados de naturais de Macau e de Xangai.

A grande maioria optou por São Paulo que à época oferecia empregos com maior facilidade, entretanto, um reduzido grupo escolheu Rio de Janeiro para fixar raízes.

Sempre que chegava algum conterrâneo de Macau era motivo de reunião na residência de alguém para que se pudesse ter notícias da nossa terra natal e aproveitando o ensejo eram servidos pratos típicos Macaenses ou Chineses para matarmos a saudade. Quando em 1989 a Casa de Macau-São Paulo foi constituida, Alexandre (Nino) Rodrigues tomou a iniciativa e cedeu espaço na sua casa, à Rua Francisco Muratóri para reuniões e almoços. Com a colaboração de 24 Macaenses denominados sócios fundadores elaborou-se o Estatuto e foi fundada em Julho de 1991 a Casa de Macau Rio de Janeiro, elegendo Alexandre Rodrigues o 1° Presidente passando a funcionar como sede provisória  a sua residência, época em que se reunia mensalmente para encontros e almoços. Com a adesão de novos sócios e o falecimento prematuro do Alexandre Rodrigues tornou-se vital que conseguissemos uma sede, pois as reuniões ficaram esparsas pois ora era na residência de um ora de outro até que em1995 a Fundação Oriente passou a financiar nossos encontros mensais. Resumindo, em 1996, por intermédio dos Senhores José Pina (o então Presidente da CMRJ) e Alberto d’Assumpção (Diretor Cultural na época) e ajuda financeira do General Rocha Vieira, à época Goovernador de Macau e o Dr. Jorge Rangel, compramos o imóvel sito à Rua Gonzaga Bastos N°325, Vila Isabel, Rio de Janeiro, RJ, endereço da nossa sede.

Presidentes eleitos da Casa de Macau Rio de Janeiro:

1 – Alexandre Maria Rodrigues

2 – Mário António Collaço Carion

3 – José Augusto da Costa Pina

4 – Francisco Xavier Rodrigues

5 – Pedro Paulo de Almeida

6 – Luís Alberto Borges da Silva Pedruco

7 – Alberto Carlos Paes d’Assumpção (Em exercício de mandato)"

(foto do site da Casa)


22/02/2011 - Foi confirmada pela secretaria, a Assembléia Geral convocada para domingo, dia 27, na Casa de Macau de São Paulo, com o fim específico para eleições, embora não haja ainda candidaturas, mas julga-se que servirá para informar os associados da situação e discutir a respeito. Compareça! A sua presença é muito importante!


16/02/2011 - 20 anos depois da aquisição da Casa de Macau de São Paulo pela Fundação Oriente, Mário Brandão, quem assinou a escritura em 18/Jan/1991, voltou em 15/Fev/2011, para relembrar o passado e a Comunidade o saudou.

Mais conhecido localmente como Dr. Mário Brandão, ou, Mário José Brandão Ferreira, do Conselho de Curadores da Fundação Oriente, proprietária do imóvel onde se encontra instalada a Casa de Macau de São Paulo, em viagem de férias pelo Brasil, foi recepcionado por membros da Comunidade Macaense de São Paulo nas dependências da associação.

O associado Gilberto Quevedo da Silva, promotor do churrasco oferecido a um dos principais responsáveis pela aquisição das instalações da CMSP, afirmou que Mário Brandão o convidara para um jantar particular, mas sugeriu que, ao invés, ele fosse conviver com a comunidade na própria Casa que ajudara a comprar.  Entendia o Gilberto que fazia algum tempo, que não havia um convívio dos associados com os "donos do imóvel" ou seus dirigentes.

Dezenas de associados atenderam o convite, mesmo sendo um dia útil e de trabalho, embora quem pode comparecer era a maior parte aposentados. Cada um contribuiu com um valor simbólico sugerido para ajudar nas despesas, mas praticamente a totalidade foi custeada pelo associado promotor do almoço. Outras senhoras também contribuiram com doces macaenses e brasileiros.  Não faltaram o "tái chói kou" e baggi light, menos doce, uma delícia!

Atencioso, simpático e solícito, Mário Brandão cumprimentou os participantes, um a um, com os quais manteve boas conversas. Visitou as instalações da Casa e pode relembrar passagens e diversas situações da época da sua aquisição, principalmente quando sugerira este imóvel, "o mais viável entre 2 opções" pelo aspecto de manutenção futura. A época era os anos 90.

O autor do PMM pode manter um agradável e esclarecedor diálogo com um dos principais membros da Fundação Oriente, muito ajudado pela simplicidade e simpatia natural de Mário Brandão, que revelou gostar de velejar.  De São Paulo, iria a Patagónia onde planeja/planeia praticar tal esporte, mesmo sendo um dos "mares mais perigosos" classificados num programa da Discovery Channel.

Mesmo o costumeiro "temporal de Verão com raios" não conseguiu afugentar todos os associados, e muitos ainda lá permaneceram no convívio que terminou após as 17:30 horas.  A impressão que Mário Brandão deixou foi das melhores, e o seu jeito simples e simpático muito contribuiu para isso.  De fato, não se via na nossa Casa, um convívio agradável com alguém que ocupa um posto tão importante duma entidade, ainda mais essa que é a "dona do imóvel", além de quebrar o jejum de convívio com personalidades lusitanas. Pena que nem todos puderam comparecer ao convívio.

Nota: Na época da aquisição do imóvel da Casa de Macau de São Paulo, Dr. Carlos Monjardino já ocupava o posto principal da Fundação Oriente e de quem partiu a aprovação.



"20 anos se passaram"

em 1991, Mário Brandão, pela Fundação Oriente, assinava a escritura para aquisição do imóvel da Casa de Macau de São Paulo




O blog do autor Crónicas Macaenses também comenta o convívio e logo no espaço Comunidades Macaenses, na página São Paulo, o álbum (abaixo) com várias fotos e aproveite para conhecer a Casa de Macau de São Paulo no ponto de vista deste associado, sem politicagem! Ao longo do tempo, a memória da nossa Casa voltará a ser revivida com imagens de dar saudades! É a memória macaense de São Paulo que precisa ser mostrada.

Eleições - Por uns momentos no convívio acima, o assunto de eleições deixou de ser comentado, mas volta e meia ele voltava.  Uns revelavam-se surpresos por tal caso inusitado.  Comentava-se de uma assembléia específica para tratar da situação, embora nada oficial foi divulgado.

O que se sente no ar que há soluções por via direta ou indireta.  Talvez ainda não seja a hora. O jeito é esperar para ver, mas nada desesperador!

O mandato da atual diretoria termina em 31/Março/2011.

Loading...

Clicar nas fotos para aumentar - ou veja no FlickR que tem 2 fotos do grupo para você copiar e ampliar em papel para recordação - clicar aqui


13/02/2011 - Impasse persiste na Casa de Macau de São Paulo.  Findo o novo prazo, encerrado hoje, para inscrições para a eleição da nova Diretoria Executiva/Presidência e os Conselhos, e novamente não se registrou nenhuma candidatura para qualquer cargo.  Fala-se extra-oficialmente da inédita situação ser levada para a Assembléia Geral Extraordinária já previamente convocada para as eleições dos (possíveis) candidatos no dia 27 de Fevereiro.  Enquanto isso, a comunidade local se prepara para recepcionar Mário Brandão, da Fundação Orinte, que visita São Paulo nas suas férias. Um churrasco particular promovido pelo associado Gilberto Silva promete reunir pouco mais de 50 pessoas na 3a. feira, dia 15/Fevereiro, na própria Casa.  Um convívio lusitano após longa ausência dos associados em geral e a sua Casa da matriz portuguesa. É uma oportunidade para ouvi-los desse impasse.

O blog do autor Crónicas Macaenses comenta a respeito com mais detalhes e vai estar no churrasco.


07/02/2011 - Há dias recebi um comunicado do Amigu di Macau, do José Cordeiro, que foi distinguido com o prémio "Prémio Comunidade” do “Toron­to Chinese Media Award" (Canadá). Foi noticiado pela imprensa de Macau e vejam abaixo o teor do comunicado:

José Cordeiro (ao centro) - foto publicada no Jornal Tribuna de Macau

Assim noticiou o Jornal Tribuna de Macau:

José Cordeiro foi galardoado com o “Prémio Comunidade” do “Toronto Chinese Media Award”

O presidente do Clube “Ami­gu di Macau” de Toronto, José Cordeiro, foi distin­guido, no passado dia 15 (Janeiro), com o “Prémio Comunidade” do “Toron­to Chinese Media Award”. O “Pré­mio da Imprensa de Língua Chine­sa” é uma iniciativa de 33 jornais chineses, apoiada por diversas en­tidades chinesas locais. Entre as 53 personalidades chinesas do Cana­dá que foram premiadas pelo seu “contributo para a comunidade”, José Cordeiro ou Kou Chan Seng – como também é conhecido – é o único a representar Macau.

“Gostaria de dedicar este prémio aos meus colaboradores directos, à massa associativa deste clube, à comunidade da diáspora e à população da RAEM, pois este reconhecimento, para além de uma recompensa pela minha dedicação em prol da comunidade macaense é um forte incentivo para eu conti­nuar a fazer o meu trabalho”, afir­mou o premiado, em declarações reproduzidas numa nota enviada pelo Instituto Internacional de Ma­cau (IIM). Já nos anos 90, o então membro da direcção do Clube de Macau em Toronto, fomentava as ligações entre a comunidade chinesa de Macau Macaense distinguido no Canadá

naquele país norte-americana e a administração portuguesa de Macau, refere a ins­tituição, recordando que, por for­ma a “incentivar os espectáculos de música chinesa de Macau e uma promoção mais forte da região no Canadá”, Cordeiro criou, em 2002, o Clube “Amigu di Macau.” E, se­gundo frisa o IIM na mesma nota, “o seu longo percurso de promo­ver Macau e a sua cultura junto das comunidades canadianas é re­conhecido quer pela comunidade portuguesa, quer pela chinesa.

No primeiro aniversário da agremiação, em 2003, José Cor­deiro assinou um protocolo com Jorge Rangel, presidente do IIM, visando “reforçar os laços cultu­rais e cooperação entre institui­ções académicas e culturais do Canadá e Macau”. E, em 2009, na véspera do 10º aniversário da RAEM, o IIM organizou em Toronto, com a colaboração do “Amigu di Macau” duas expo­sições mundiais “RAEM – Uma História de Sucesso” e “Macau é um espectáculo”, na Universi­dade de Toronto e no Consulado Geral de Portugal em Toronto, respectivamente, lembra o IIM.


06/02/2011 - Facto inédito na história da Casa de Macau de São Paulo.  Às 16 horas desta data, no encerramento do prazo para inscrições para as eleições 2011 para presidência e directoria executiva, bem como para os Conselhos Consultivos e Fiscais ... a urna para o depósito das inscrições estava completamente vazia. Não havia nenhum candidato a nada!!!  Os associados presentes, que nesta data costuma atrair curiosos, estavam em número reduzido, cerca de 30 ou menos.  O vice presidente anunciou então que seria prorrogado o prazo por mais 1 semana.  Assim, o novo prazo para as inscrições fica prorrogado para 13/Fevereiro/2011.

O blog do autor Crónicas Macaenses comenta a respeito.


06/02/2011 - O Rui Francisco (Macau) contribui com 2 fotos para mostrar como foi o Ano Novo Chinês em Macau.  Lembro-me com saudade destas festas quando morava em Macau, embora tinha "medo" dos pau cheóng (fogos) hehehe.  Mas era uma beleza.  Até gostava de poder visitar Macau nessas datas e reviver o nosso lado chinês que muitos tem no sangue, como eu, pela minha avó materna:


31/Jan/2011

- por e-mail, o autor do PMM, como associado da Casa de Macau de São Paulo, recebeu a convocação oficial  para as eleições dos corpos directivos marcadas para 27/Fev/2011. Veja abaixo:

PMM - as eleições são convocadas na forma de Assembléia Geral Extraordinária.  Até o fechamento desta publicação, o autor do PMM não recebeu nenhuma informação de possível candidato.  Nem se coloca em plural, pois se tiver "um" já é um grande feito.  Serão 3 longos anos para o candidato dirigir a Casa de Macau com uma estrutura empresarial, demandando tempo, dedicação e muito trabalho.  São 5mil m2 para cuidar, empregados, uma residência, assistência social, festas etc etc.  Uma estrutura que quase torna probitiva para muitos que possam ter boa vontade, inclusive para os jovens que estão no auge da sua vida profissional ou que estejam à procura de emprego. Que surja um candidato com tempo e disposição para cuidar dos interesses da nossa associação !!!



18/Jan/2011

- Comunicado da Casa de Macau USA (EUA) em conjunto com a Macau Cultural Center avisa da sua festa (meeting) em 05/Mar/2011 no novo Centro Cultural. Veja abaixo:

PMM - boa festa folks from USA, um dia gostaria de conhecer o vosso tão falado Centro Cultural que reúne 3 associações macaenses da Califórnia


- Comunicado da Casa de Macau de São Paulo avisa sobre as inscrições e a data das eleições, para o mês de Fevereiro de 2011, para os cargos sociais e de conselheiros, para o período de 2011-2014. Veja abaixo:

PMM - os votos para que tudo transcorra na santa paz e que se eleja aquele que saiba, com o seu trabalho próprio, promover o bem estar, atividades diversas, a união entre os associados e preservar a cultura macaense.  Boa sorte para todos nós de SP e boas eleições: