Assim descreve o Amigu di Macau Club (Toronto-Canadá) no site - http://amigudimacau.com, sobre o seu grupo musical:

 

 

"O nosso Grupo Musical de Instrumentos Chineses, constituído há vários anos atrás, mantém o repertório tradicional da música folclórica macaense e da clássica chinesa. Achamos que a música é um dos muitos veículos para cativar a audiência da nossa comunidade e da estrangeira, preservando e promovendo a identidade cultural de Macau, que é única no seio do multiculturalismo canadiano, e, juntamente com as outras etnias, ajudar a construir um Canadá culturalmente diverso, mas unido."

 

 

A pedido do Projecto Memória Macaense, o seu presidente do Conselho Executivo, José Cordeiro, cedeu a música abaixo - Macau Sã Assi - tocada com instrumentos musicais chineses, e que foi apresentada ao público por ocasião do Encontro das Comunidades Macaenses de 2004.

 

 

As fotos do PMM foram tiradas naquele Encontro.

 

 

 

 

 

 

Ao ouvir a música, é preciso entender que, mesmo que o som se assimile aos bandolins, é tocada por um instrumento, que pelas fotos, tem uma forma de execução diferente, um jeito suave. Não consegue ser tão rápido quanto o bandolin, pois não foi feito para isso. O instrumento transmite um som sereno, até melancólico.  Assim, o Macau Sã Assi, sendo uma canção alegre, de bater palmas para acompanhar, muda a sua configuração para uma melodia a recordar Macau com saudades.  Uma excelente versão desta famosa canção popular macaense. Muito linda!!!

 

 

 

publicação Julho 2010