CORAL DINAMENE
Foi fundado em Outubro de 1988 pelo Maestro António José Cruz Carvalho. Era composto por cerca de 40 elementos na sua maioria ligados à Direcção dos Serviços de Educação e Juventude do ex-Governo Português de Macau.
Não tenho notícias se o Coral continua a existir. Tenho a impressão que não. Porém deixou como legado um CD muito bonito, MEUS OLHOS VAN PER LO MAR, gravado nos estúdios da Rádio Macau no mês de Abril de 1993. É uma edição e produção de José Moças, da TRADISOM (www.tradisom.com)
Ouça a bela canção cantada em PATUÁ e acompanhe-a com as letras publicadas. Não saberia dizer de quem é a autoria e a origem, mas é uma canção tradicional macaense, que certamente a minha mãe Marcelina Luz conhecia bem, nos velhos e saudosos tempos de Macau. A ela e aos que acreditam que o nosso patuá possa um dia ser - Património Universal Intangível - dedico a canção. (R.Luz)
BASTIANA
Quin quêrê amôr, Bastiana,
Prêcisa considérá
Amôr nunca sam brinco, Bastiana,
Pêgá torná largá
Quin quêrê pâ iôo, Bastiana,
Tánto ancusa lôgo dá
Apa, mútchi, côco, Bastiana
Pipis, cátuapá
Iôo quêrê pâ vôs, Bastiana,
Vôs quêrê pâ ôtro;
Dêus lôgo cástigá, Bastiana,
Fazê vosso ôlo tôrto.
Arvrê di papaia, Bastiana,
Pê já nàcê rabo,
Vêlo, velo olá rapariga, Bastiana
Boca còrê babo
Sobre a canção: "Conselhos a uma jovem macaense, conhecida por Bastiana. Não deve brincar com o amor, deve retribuir o amor testemunhado (pelo autor das quadras), que entretanto se contenta com ser amado, sem mais exigências, e finalmente deve amar alguém da sua idade, deixando de parte algum pretendente velho (embora talvez rico!)"
*extraído do CD de Isabel Tello Mexia - Goa, Macau, Timor (da TRADISOM)
o CD Meus Olhos Van Per Lo Mar
o CD Meus Olhos Van Per Lo Mar
O cd pode ser adquirido on-line no site da TRADISOM
Agradecimentos ao José Moças e à Tradisom
Publicação Julho 2010