a formação em 2003

O Dóci Papiaçám di Macau é um grupo teatral e musical formado por gente de Macau. A sua marca é o patuá, antigo dialecto de Macau, que pretende tornar-se Património Mundial Intangível da UNESCO, e é utilizada nas suas peças teatrais e apresentações musicais preferencialmente.  Existe desde 1993 e depois de toda a experiência acumulada, as produções se sofisticaram, especialmente as peças teatrais, já chegando a produção cinematográfica.  O grande responsável pelo grupo é Miguel de Senna Fernandes, dramaturgo e encenador, que conforme o site oficial - é advogado de profissão, co-fundador do Dóci Papiaçam di Macau e autor e encenador praticamente de todas as peças que o Grupo apresentou desde 1993. Acérrimo defensor do patuá como língua aglutinadora da comunidade macaense, é um sério investigador do dialecto, tendo publicado com a colaboração do professor Allan Baxter, o livro Maquista Chapado, em 2001, sobre o dialecto de Macau.

O PMM apresenta nesta página a parte musical do Grupo.  As músicas são versões cantadas em patuá de conhecidas canções de várias nacionalidades, que muitos já tiveram oportunidade de ouvi-las nas suas apresentações. Uma em especial causou forte emoção por ocasião das festividades pela transição da soberania de Macau, de Portugal para a China, em 1999.  A canção Macau, de autoria de Rigoberto Rosário Jr. e gravada pelos The Thunders em 1970, foi cantada em patuá, e que pode ser visto logo abaixo.  É uma gravação da TDM - Televisão de Macau, pelo que se agradece pela suposta permissão para exibição ao mundo pela YouTube. Quando assistir o video, é preciso entender como um macaense, um filho da terra ou quem tem ligação com Macau, deve estar se sentindo pois a canção fala da terra que estava prestes a encerrar um capítulo, um sonho, que durou cerca de 420 anos de presença portuguesa nesta península ligada à China.  Você, em especial, que é um visitante brasileiro, ou de outra nacionalidade, sinta conosco, com este autor do portal que é um filho da terra, a emoção desta linda canção cantada pela última vez em que a bandeira portuguesa ainda tremulava nos mastros da cidade,  prestes a ser arriada. Não se lamenta e nem se questiona a transição, pois é justa.  Macau, originalmente, era um território chinês e não teria cabimento a China ver este pedaço da sua terra como uma colónia estrangeira.  Nenhum país aceitaria isso! Obrigado Dóci Papiaçám di Macau, ao Miguel de Senna Fernandes, por esta linda versão de Macau, que a cada vez que se assiste ao video, causa muita emoção. "Não sei como conseguiram cantar a canção naquele momento.  Nem todos conseguiriam. Eu não!!!"

MACAU - EM PATUÁ DE MACAU


 

Miguel de Senna Fernandes é o 1º à esquerda superior. Foto tirada na Igreja de São Domingos por ocasião da missa realizada nos eventos da Reunião Preliminar de 2003 para o Encontro das Comunidades Macaenses de 2004.  Juntaram-se para fotografia os membros do conjunto The Rockers

The Rockers no Clube Militar, Macau, em 2003, na recepção por ocasião da Reunião Preliminar para o Encontro das Comunidades Macaenses de 2004.  O conjunto tem sido o fiel companheiro do Dóci Papiaçám nas suas apresentações teatrais e musicais.  Gente boa dos velhos e saudosos tempos dourados de Macau!!!

agradecimentos a Dóci Papiaçám di Macau e à TDM

publicação Julho 2010