A ENTREGA DO PRÉMIO IDENTIDADE 2011

NA CASA DE MACAU DE SÃO PAULO

Eu, Rogério P.D. Luz, recebi em meu nome e do Projecto Memória Macaense das mãos do Dr. Jorge Rangel, presidente do Instituto Internacional de Macau, o Prémio Identidade 2011, representado por uma estatueta e um diploma

 

"Rogério, com muita coragem ... penso que é a palavra correta ... quis desenvolver um projecto ... um projecto que tem a ver com a memória, não há futuro sem memória ... não há futuro construído sem o peso de uma experiência construída ao longo de muitos anos ... Rogério ao ver isso, quis com a sua habilidade própria, a sua dedicação e o tempo que dispunha, lançar um projecto, o Projecto Memória Macaense ...", com essas palavras, Dr. Jorge Rangel, presidente do Instituto Internacional de Macau (IIM), iniciou o cerimonial, que fez a entrega do Prémio Identidade 2011 ao website Projecto Memória Macaense e ao seu autor Rogério dos Passos Dias da Luz.

 

Com a assistência de José Lobo do Amaral, da representação do IIM em Portugal, Dr. Jorge Rangel fez a entrega da estatueta e o presidente da Casa de Macau de São Paulo, Gilberto Silva, foi convidado para entregar o diploma.

 

Eu, Rogério, após receber o Prémio, dirigi-me à platéia agradecendo o IIM, o Dr. Jorge Rangel e José Amaral e ao Gilberto Silva, e dediquei o Prémio aos presentes e à Comunidade Macaense mundial, pois "sem vocês o site não teria existido".

da esq. Jorge Rangel, Rogério, José Amaral e Gilberto Silva

 

MUITO OBRIGADO: Aproveito também para agradecer os amigos e associados, em cerca de 70 pessoas, por terem comparecido ao almoço, muitos a dizer que vieram especialmente para me prestigiar.  Gostaria de citar os nomes, mas posso pecar por omitir um ou outro, assim, peço perdão mas de coração sabe que te agradeço por ter ido.  Um que nem almoçou pois estava atrasado para o jogo do São Paulo, outro que veio mais tarde, arranjou um jeito, mas tinha que vir para me cumprimentar.  Amigos desde os tempos do início da nossa imigração para o Brasil.  Até de fora de São Paulo, de Indaiatuba a 100 km, dele posso dizer o nome pois é caso excepcional, o Alberto Morais veio com membros da família, pois "não podia deixar de prestigiar-me pois considera família pelos fortes laços com os meus falecidos pais".  Alguns que não puderam vir, telefonaram para cumprimentar e outros mandaram email para justificar a ausência e dar as felicitações.

 

Amigos e conterrâneos, como diz o cantor Roberto Carlos, são muitas emoções, o que justificou ter tido dificuldades para fazer o discurso de agradecimento.  Teria dito mais coisas, mas a emoção não me permitiu ir além! Foram 8 anos diante do computador, desde 2003, aprendendo a fazer site no início, o que para mim era uma grande incógnita pois era novo na informática e um curioso apenas.  Mas algo tinha que ser feito, pois precisava falar da nossa memória, a Memória Macaense.  Precisava falar de Nós, Macaenses, nascidos ou não em Macau.  Precisava manter viva e estar fiel à nossa bandeira que tinha sido recentemente arriada, a Bandeira do Leal Senado.  com tudo isso e algo mais, fui levando o site, a fazer o que podia e com a ajuda de muita gente, e de repente o Projecto Memória Macaense estava a completar os seus 8 anos e ganhou de presente o Prémio Identidade 2011.

 

O Dr. Jorge Rangel, desde o início do PMM, já vinha tecendo elogios ao meu trabalho, quando em 2009, durante a Expo de 10 Anos da RAEM em São Paulo, disse que o site não estava sendo devidamente reconhecido.  E esse reconhecimento veio com o Prémio Identidade 2011, colocando o PMM e a minha pessoa juntamente com pessoas e entidades de grande valor e de reconhecido trabalho por Macau e a sua gente.  Senti-me pequeno ao lado deles, mas a pensar que como compartilhava o Prémio com todos os Macaenses (nascidos ou não em Macau), senti-me mais fortalecido pois ao meu lado estavam vocês, Nós! Pois como disse, "sem Nós, sem Vocês, o Projecto Memória Macaense não teria existido e por consequência não teria recebido o Prémio Identidade".  O mérito não é só meu, é de Todos Nós, Macaenses, nascidos ou não em Macau (e insisto nessa colocação).  O Instituto Internacional de Macau ao homenagear o Projecto Memória Macaense e o seu autor, indiretamente, homenageou a todos Nós!!!

 

Não podia também deixar de agradecer a Casa de Macau de São Paulo, à sua Direção e em especial ao seu presidente, Gilberto Silva, que sugeriu ao Dr. Rangel e o Amaral que a entrega do Prémio fosse realizada na Associação, ao invés de num almoço reservado diante do volume dos seus compromissos em são Paulo, o que foi acatado para se realizar no domingo.  Assim, o evento pode contar com a participação dos associados e amigos.

 

Muitissimo obrigado a todos !!! Agradeço a minha esposa brasileira Mia por ter sempre entendido o tempo que desperdiçei diante do computador e a me apoiar, e obrigado Api pelas fotos, material diverso e os símbolos do PMM, Crónicas Macaenses e a Homenagem ao Macaense Anónimo!

 


12 de Junho de 2011

PROJECTO MEMÓRIA MACAENSE ganha o PRÉMIO IDENTIDADE 2011

O Prémio foi atribuído pelo IIM INSTITUTO INTERNACIONAL DE MACAU, ex aequo (de igual mérito), para este site e o site MACANESE FAMILIES

O PMM agradece o IIM Instituto Internacional de Macau, o Dr. Jorge Rangel, os seus Corpos Sociais e o Rufino Ramos.  Congratula o site MACANESE FAMILIES na pessoa do seu autor Prof. Henrique António D'Assumpção, que pelo seu trabalho, mereceu a atribuição, ex aequo, do mesmo Prémio.

O Projecto Memória Macaense quer compartilhar o Prémio Identidade 2011 com todos os Macaenses, à Comunidade em geral, pois "sem vocês este site não teria existido e/ou não haveria assunto para merecer tal importante Prémio". 

O Prémio Identidade 2011 é de todos NÓS.  É seu, é meu, é de toda a COMUNIDADE MACAENSE !!!

Muito obrigado a todos que têm prestigiado o PMM com material, apoio de todas as formas e a sua visita

Rogério P.D. Luz

a divulgação no site do IIM em português

em inglês

a entrevista concedida pelo autor do PMM ao Jornal Tribuna de Macau

a notícia no Jornal HojeMacau

a notícia no Semanário Católico "O Clarim" (Macau)

a crónica (Falar de Nós) de Jorge Rangel no Jornal Tribuna de Macau

(veja na íntegra mais abaixo)


O Projecto Memória Macaense agradece os cumprimentos recebidos e os transcreve a seguir:


Apesar de te ter cumprimentado pessoalmente pela atribuição do Premio Identidade 2011, quero deixar registrado que essa atribuição foi bem merecida e justa. Mais uma vez os meus parabéns!

Telma Antunes Brito

 

... quero manifestar o meu rigozijo pelo Prémio Identidade que recentemente o Projecto (e tu naturalmente) mereceu do Instituto Internacional de Macau. O site é uma verdadeira referência para quem queira guiar-se na procura do que seja a identidade macaense. Os meus parabéns!

Miguel de Senna Fernandes


Muito parabéns pelo Prémio Identidade 2011. Bem merecido. Something to be proud of'. 

Carlos "Naio" Lemos (Toronto/Canadá)

 

Estimo-o bem e felicito-o pela atribuição do justo prémio que lhe foi atribuído. Muitas vezes as coisas simples acabam por se afirmar constituindo exemplo e incentivo para terceiros. Estou certo que melhor que ninguém saberá manter e consolidar todo o crédito alcançado e no que eu for útil o meu amigo disponha.

António J.Estácio (Portugal)

 

Muitos parabéns pelo Prémio, merecidissimo no que ao Projecto diz respeito

 José Rocha Dinis (Jornal Tribuna de Macau)

 

parabéns meu bom amigo. Continue com o seu maravilhoso trabalho. Estamos todos contentes consigo.

Cheers da Filomena, Manuel, Noella, Luke, Noel, Tania and Henrique

 

Parabéns Rogério

Áurea Meyer

 

O "Projecto Memória Macaense" criado por si, em 2003, e mantido desde então, merece o prémio ora atribuído pelo Instituto Internacional de Macau, o qual, serve de instrumento para manter ligados os Macaenses espalhados pelos quatro cantos do Mundo.

A Casa de Macau em Portugal deseja para si votos de muitas felicidades e continuação do bom trabalhado que tem sido desenvolvido em prol de Macau e das suas gentes.

A Direcção da Casa de Macau em Portugal


- É sempre gratificante quando um trabalho é publicamente reconhecido e

galardoado.

Uma vez mais, parabéns pela sua dedicação à causa do PPM.

M.V.Basilio (Macau)

 

- É com imenso prazer que te parabenizo pelo Prémio merecido pelo

Projeto Memória Macaense.

É bom ver o trabalho reconhecido pelo IIM.

Divulgarei pessoalmente durante nossa Festa de comemoração dos 20

anos da CMRJ no próximo dia 26/06/2011..

Acaio (António Carlos D”Assumpção)

Presidente da Casa de Macau do Rio de Janeiro (Brasil)

 

- Cheguei ontem a noite de Lisboa e acabo de tomar conhecimento que o IIM atribuiu ao PMM, de sua autoria, o Premio Identidade 2011! Os meus sinceros PARABENS!!
Rogério Monteiro

 

- Parabéns pelo Prémio Identidade 2011.  Sabemos com quê carinho você dedica ao seu site – prémio muito merecido!  Parabéns !

Rosa Cruz (São Paulo/Brasil)


...  A atribuição do prémio foi inteiramente merecida e a decisão do júri foi muito bem recebida nos círculos macaenses a que estamos ligados. Chegaram-nos mensagens de apoio de personalidades e instituições, de várias partes do mundo, cujas opiniões muito respeitamos.

Jorge Rangel


Muitos parabéns.

Henrique Manhão (EUA)

 

Muitissimos parabens.

Nuno Prata Cruz (EUA)


... Bom saber que você segue ativo e agora premiado
Prof. Gilberto Massiero (Universidade de São Paulo/Brasil)

 Fez-se justiça ao trabalho desenvolvido nestes anos todos e um estímulo para que continues com o site, enquanto não lhe faltarem forças e apoio da comunidade macaense.

 Jorge Coimbra (Portugal)


... Fico muito feliz, te desejo meus parabéns, a você e à sua esposa ... você é "o cara" de Macau ...

Frederico e Angelina Martins (S.Paulo/Brasil)


... Parabéns caro amigo, posso publicar em nosso jornal Portugal em Foco?

Armando Torrão (Paulo/Brasil)


.... Como Macaense sinto-me também muito orgulho pela esta atribuição. Keep up the wonderful work 

Humberto "Sonny" Fernandes & Família (S.Paulo/Brasil)


... Um grande abraço e saudações macaenses orgulhosa de sua terra natal.

Olívia Martins (Portugal)


Epa! Parabéns! Isso mesmo! 

As coisas demoram para serem reconhecidas, mas vale a pena lutar pela finalidade.
Rigoberto "Api" Rosário Jr (S.Paulo/Brasil)

... Prémio justo e merecido.

Rui Francisco (Macau)


Parabéns pelo Prémio recebido. Tenho certeza que é unânime por parte de todos os usuários do seu site.
Nanette Vaz Placé César (S.Paulo/Brasil)


Parabéns! Já merecias este prémio há muito tempo.

José Cordeiro (Amigu di Macau - Canadá)


Os meus sinceros parabéns. Prémio mais do que merecido.

Canicha (Charlie Santos - S.Paulo/Brasil)


Congratulations, Rogério.  Recognition well deserved.

Horácio Ozório (EUA)


Os meus sinceros parabéns! O tua dedicação, originalidade assim como incansáveis esforços para manter o PMM, merece mesmo sem dúvida alguma de ser reconhecido e premiado com o Prémio Identidade de 2011.

Bijú - John dos Santos Hetherland (Canadá)


Ao tomar conhecimento do justíssimo prémio com que foi distinguido o popular Portal Macaense "Projecto Memória Macaense", gostaria de me juntar a muitos milhares de amigos e admiradores para te manifestar a minha grande satisfação, enviar as minhas sinceras felicitações e votos de maiores sucessos no futuro.

Fausto Manhão (Macau)


Fortissimos parabéns e calorosos abracos do

Delano Pereira (EUA)


Nano and I would like to send our sincere congratulations to you, for this well-deserved nomination. You really deserve it, my friend. It is a wonderful, informative and interesting site and so full of lovely photos and pictures and up-to-date information, curiosities and music ...

... You have worked hard and dedicated yourself so much to informing and sharing with us all, you really should be proud of yourself, as we all are of you!

Yvonne Remedios Airosa (S.Paulo/Brasil)


Parabéns e votos de contínuo sucesso.

Gilberto Quevedo da Silva (S.Paulo/Brasil)


... leio com muita emoção, a notícia da premiação. Parabéns do fundo do coração.

Ainda bem que temos os Órgãos que pensam em todas essas coisas e reconhecem um trabalho que é feito de corpo e alma essencialmente macaense. Muito bem merecido.

Argentina, António e Rodrigo Mendonça (Rio de Janeiro/Brasil)


Meus parabéns pelo prémio merecido. Continue o bom trabalho.

José de Almeida (S.Paulo/Brasil)


Parabéns caro Rogério. Tua perseverança e espírito idealista pelas causas macaenses consolidadas em teu site, já faz por merecer este reconhecimento desde os primórdios de sua existência.

José Pina (Rio de Janeiro/Brasil)


... que  bom ver o ser trabalho reconhecido. Eu penso  que isto ainda te dá mais estímulo nesta empreitada.

Francisco "Xico" Rodrigues (Rio de Janeiro/Brasil)


Meus parabéns !

Armando Ritchie (S.Paulo/Brasil)


Já era tempo para que alguma entidade oficial  externasse o merecido RECONHECIMENTO a que faz juz o seu SITE !!! Sempre aprecei o seu trabalho incessante na busca de notícias para manter viva a chama da Memoria Macaense !!! DEVERAS ......os meus PARABENS !!!

Pedro Almeida (Rio de Janeiro/Brasil)


Agradeço o presidente da Casa de Macau de São Paulo, Gilberto Quevedo Silva, por ter lido a comunicação do Prémio diante de mais de 50 associados, no convívio ocorrido em 16/06/2011, e também aos presentes pelos cumprimentos recebidos

 

Ao blog Macau Antigo, os agradecimentos pela divulgação da notícia


 Crónica de Jorge Rangel no Jornal Tribuna de Macau "Falar de Nós"

 

Falar de Nós

 

Prémio Identidade contemplou projectos da memória macaense

 

Jorge A. H. Rangel*

 

O Prémio Identidade é anualmente atribuído a personalidades ou instituições que tenham contribuído de forma continuada e eficaz para a preservação e valorização da identidade macaense.

 

 

O Prémio Identidade, criado pelo Instituto Internacional de Macau (IIM), tem sido entregue desde 2003, contemplando prestigiadas personalidades e instituições. Para o ano de 2011, o júri deste prémio, constituído pelo corpo universal dos titulares dos órgãos sociais do IIM, decidiu atribuí-lo, “ex-aequo”, a dois projectos ligados à memória da comunidade, um orientado pelo Prof. Henrique António d’Assumpção, intitulado “Macanese Families”, apresentado no último Encontro das Comunidades Macaenses, realizado em Novembro/Dezembro de 2010, e o outro concebido, organizado e permanentemente actualizado e enriquecido por Rogério Passos da Luz, denominado “Projecto Memória Macaense”.

 

Individualidades e agremiações macaenses espalhadas pelo mundo acolheram, de forma muito positiva, esta notícia, enviando numerosas mensagens de felicitações, através das quais expressaram o seu regozijo e apoio.

 

Famílias Macaenses

 

O Prof. Henrique António d’Assumpção, mais conhecido por “Quito”, é natural de Macau e formou-se na Universidade de Adelaide (Austrália), em Engenharia Electrotécnica. Engenheiro e professor universitário, trabalhou para o governo australiano e na South Australia University, onde chefiou um centro de investigação, tendo ficado conhecido por um invento tecnológico seu, um sonar para submarinos. É “fellow” da Academia Australiana de Ciências Tecnológicas e de Engenharia e recebeu altas distinções académicas. A partir de informações que foi recolhendo de várias fontes, entre as quais a obra “Famílias Macaenses” de Jorge Forjaz, compilou na página electrónica “Macanese Families” (www.macanesefamilies.com) genealogias completas das famílias macaenses, que foi enriquecendo com elementos adicionais, de natureza cultural e histórica. Os participantes no último Encontro das Comunidades Macaenses puderam apreciar a apresentação dessa página digital numa sessão especialmente organizada para o efeito e integrada no respectivo programa. O projecto permite fazer a actualização permanente do registo das famílias macaenses, desde que a informação seja facultada ao administrador do projecto. “Existe mais nessa página electrónica do que genealogia; ali estão artigos sobre a história da comunidade macaense, cultura, culinária, patuá e mesmo peças de música e ligações a outros sítios digitais”, salientou o seu autor, que quis incutir nos leitores um sentimento de orgulho pelo património macaense, incentivar o interesse entre as novas gerações de macaenses pelas origens e raízes, ajudar a preservar registos culturais e históricos e criar condições para a continuidade deste trabalho, esperando desenvolvê-lo com a colaboração directa de um organismo académico local.

 

Memória Macaense

 

O autor do outro projecto premiado, Rogério dos Passos Dias da Luz, também nasceu em Macau, tendo, ainda jovem, emigrado para o Brasil. Em 2003, foi dos primeiros a colocar no espaço cibernético uma página dedicada a Macau, sob o título “Projecto Memória Macaense”. Segundo ele, foi uma denominação dada a uma iniciativa pessoal e independente, visando, como o próprio nome diz, preservar a memória macaense. Foi seu propósito lembrar, pela palavra e pela imagem, aquela Macau com a qual se identifica, pelas suas origens, formação, vivência familiar e amizades criadas, bem como “pela saudade que bate no peito e faz chorar na recordação de belos tempos vividos, com muitas histórias que cada macaense tem para contar”.

 

Este projecto assenta na verdade que um povo sem memória é um povo inexistente e um povo sem saudade é um povo sem sentimento. Seguir sempre em frente, sem olhar o passado, é matar as raízes que sustentam a eternidade de um povo. É o que as gentes de Macau espalhadas pelo mundo não desejam. Sabendo que esta tarefa cabe a cada macaense, este portal é mais um contributo — e muito relevante é ele — numa altura em que idênticas iniciativas vão surgindo, em Macau e em outros Países.  

 

De então para cá, Rogério da Luz tem actualizado e ampliado o espaço com fotografias de pessoas, lugares e acontecimentos, de velhos tempos e de efemérides mais recentes, constituindo-se um verdadeiro repositório da memória de muitas pessoas que viveram em Macau e quiseram manter-se a ela ligadas de alma e coração. Mais recentemente, introduziu um blogue pessoal, “Crónicas Macaenses”, e um crescente número de vídeos num site, também muito visitado pelo público, para melhor dar a conhecer Macau e os macaenses ao mundo.

 

Os dois projectos contemplados com o Prémio Identidade são fruto da enorme dedicação dos seus autores, sem qualquer retribuição financeira. São serviços da maior utilidade prestadas à comunidade e a Macau, merecendo o nosso aplauso.

 

Os anteriores premiados

 

Monsenhor Manuel Teixeira, prolífico historiador de Macau e autor de centenas de títulos publicados, cujos arquivos por ele pessoalmente mantidos ao longo de décadas ganharam relevância para trabalhos de investigação histórica, foi o primeiro contemplado com este prémio, em 2003. A decisão do júri foi tomada poucos meses antes do seu falecimento.

 

No ano seguinte, foi distinguido o Dr. Henrique Rodrigues de Senna Fernandes, escritor macaense, decano dos advogados de Macau e professor de gerações de jovens desta terra, que sempre o incluíram entre os seus melhores mestres. Duas das suas obras, “Amor e Dedinhos de Pé” e “Trança Feiticeira” tiveram versões cinematográficas.

 

Em 2005, a atenção do júri virou-se para os portugueses de Hong Kong, cuja acção foi de enorme importância para o desenvolvimento e prosperidade daquela antiga colónia britânica. Foram, assim, justamente homenageados o Comendador Arnaldo de Oliveira Sales, que ali desempenhou altos cargos públicos e associativos, além de presidir a instituições de matriz portuguesa, e o Club Lusitano, a mais emblemática dessas instituições com sede em Hong Kong, uma verdadeira casa portuguesa e casa de Macau.

 

O júri escolheu, em 2006, a Universidade de Macau, pelo seu papel na formação e valorização de quadros superiores e contribuição para o enriquecimento cultural do território, e o Prof. Eng.º Luís de Guimarães Lobato, prestigiada personalidade macaense residente em Portugal, onde exerceu altos cargos, entre os quais os de vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa e administrador da Fundação Calouste Gulbenkian, além de ter sido um dos fundadores da Casa de Macau e dirigente de organismos macaenses em Portugal.

 

Por ocasião do Encontro das Comunidades Macaenses de 2007, foi entregue o prémio à Associação Promotora da Instrução dos Macaenses (APIM), por, ao longo de mais de um século, ter contribuído para a formação da juventude macaense. Manteve em funcionamento a Escola Comercial Pedro Nolasco e tem agora a seu cargo o Jardim de Infância D. José da Costa Nunes, além de integrar a Fundação Escola Portuguesa de Macau.

 

A Diocese de Macau foi a contemplada seguinte, em 2008, pela exemplar acção missionária e pelo seu contributo determinante para a caracterização da singularidade de Macau, sendo também um sustentáculo fundamental da comunidade macaense, ao longo de séculos.

 

O prémio foi dado, em 2009, à Santa Casa da Misericórdia de Macau, a nossa mais velha e modelar instituição de solidariedade social, cuja existência se confunde com as próprias origens da cidade. O valor da sua obra de assistência e serviço social é inestimável.

 

A UMA — União Macaense Americana, a mais antiga organização da diáspora macaense, com sede nos Estados Unidos da América, recebeu o prémio em 2010, depois de completar cinco décadas de regular e meritória actividade.

 

 

                                                               * Presidente do Instituto Internacional de Macau.

                                                                 Escreve neste espaço às 2asfeiras.






Publicação Junho 2011