19/Março/2011

Confraternização dos Antigos Alunos do Seminário de São José - Macau 2011


"Nós Somos os Antigos Alunos do Seminário de São José"



No dia de São José, 19 de Março de 2011, foi realizado em Macau, nova confraternização ou encontro dos Antigos Alunos do Seminário de São José, a exemplo do ano anterior.  Seria a 4ª. edição. 

A programação do dia, teve início às 16:00 horas com a celebração de uma missa na Igreja de São José pelo Padre Albino Reis, diretor do jornal católico O Clarim.  E, como não podia faltar, o que já é uma tradição no Seminário desde os tempos antigos, os antigos alunos reuniram-se nas escadarias defronte à Igreja e lá foi feita aquela foto tradicional do grupo.

Seguiram depois para uma visita às instalações, que, outrora, era algo proibido, pois era uma área restrita aos alunos internos, ou seminaristas e os padres.  Lembro-me que às vezes, os alunos externos, “burlavam a rigorosa vigilância” e davam um jeito de visitar o seu interior, a destacar o refeitório onde se dizia, eram servidas aquelas fartas refeições aos padres e os seminaristas. Felizardos!!!

Depois, todos rumaram para o Restaurante Fu Wa, sito no 5º andar do Hotel Beverly (defronte ao antigo Quartel de São Francisco), em Macau, onde por volta das 20:30 horas teve início o jantar, tendo como destaque entre os variados pratos, o insuperável leitão à moda chinesa, coisas que só mesmo em Macau!!!

Calcula-se que cerca de 70 antigos alunos prestigiaram o evento (a missa e o jantar, ou só um deles), número bastante superior ao ano anterior, além da honrosa presença do Bispo de Macau, Dom José Lai.

Foi cobrado um valor, até simbólico, de MOP 50,00, cuja arrecadação acabou se revertendo para a Cruz Vermelha de Macau, por sugestão de João Ambrósio, seu representante em Macau.  Além disso, ainda foi feita outra subscrição para as vítimas do desastre no Japão, somando no final umas MOP 6.000 e tal.

Uma repórter do Jornal Tribuna de Macau esteve no jantar, momento em que vários antigos alunos puderam recordar o passado da escola e a reportagem publicada na edição de 2ª. feira, conforme o arquivo pdf abaixo (clicar para ler).

Abaixo estão os nomes de parte (ou quase todos) daqueles que participaram do evento:

Albano Cabral (a alma da festa e da organização dos antigos alunos do Seminário), Carlos Cabral(filho de Albano), Manuel Valoma, Sebastião Rosa, Francisco Mendes(Minchi), Renato Rodrigues, Ivo Marques, Manuel Basílio, Rufino Ramos, Jerónimo Hung, alguns seminaristas chineses (cujos nomes se desconhece), Hermann Castilho, António Carion, Alberto dos Santos, José Cabral, Alfredo Rosário, ex-Padre Luís Gageiro, ex-seminarista Bártolo, António Salvado, João Ambrósio, Telmo Martins, Bernardo Jorge, Mohamed Rozan, José Kou, José da Costa, António Zeferino de Sousa, João Rosário, João Rodrigues, Magalhães(Pom-Pom), Clemente de Jesus, Mário Conceição, Luís Pina(Pinóquio), Henrique Castilho, Frederico Cordeiro, Belmiro Sousa, Américo Monteiro, Artur Rocha(Tu-Tu Rocha), Lameiras(que normalmente vai ao convívio),Rui Francisco. José Pereira Coutinho, Pina (do Pinóquio), Leonel Laertes Costa (Léni), Joaquim Ché da Paz (À Ón), João Machado Mendonça (Zinho), Pedro Marçal, Fausto Manhão, Américo Gomes da Silva, Américo Carvalhosa, Leonel Couto, João Couto (irmão de Lísbio Couto), e você, cujo nome não está aqui (desculpas) !!!

 

A expectativa é que no ano que vem, mais antigos alunos venham prestigiar o convívio, cujo objectivo, assim simples, é tão somente lembrar os bons e velhos tempos desta nossa escola querida. Não custa nada, caros antigos colegas de escola, vamos participar pela boa memória da nossa escola !!!

O autor do PMM estudou no Seminário por 9 anos, de 1957 a 1966, no curso primário e secundário (1º e 2º ciclo).  Foi impensável cursar o 3º ciclo devido ao difícil Latim.  Mesmo assim, não teria concluído, pois em 1967 emigrou para o Brasil.

Se estivesse em Macau, ou se tivesse condições para arcar com essa despesa extra, estaria lá prestigiando o convívio.

(o texto foi escrito graças às informações prestadas por Rui Francisco, um antigo aluno, que também contribuiu com a remessa de várias fotos. Muito obrigado Rui)





(correspondência da caixa de e-mail)

Caros  colegas,

Decorrida mais uma "edição" e na 3a. relativamente ao Convívio entre antigos alunos do SSJM  no sagrado dia 19 de Março, importaria fazer uma retrospectiva e um balanço sobre a tomada e realizada iniciativa:

Deduzidos os factores de "razões pessoais, indisponibilidades, compromissos assumidos, coincidência com um Sábado, etc"  de que não interessa extrair ilações ou especulações (porque "alinha quem quer de livre vontade"),  a adesão foi extraordinária, na medida em que o atingir 100% seria utópico.    O mesmo se diz do apoio da Imprensa escrita, Tribuna de Macau e O Clarim., bem como da honrosa presença de S. Revcia. o Bispo de Macau D. José Lai.

Para esse relativo sucesso, concorreu essencial e inequivocamente o colega

Albano Cabral (foto ao lado).   Uma vez mais, de forma cristalina e exuberante ficaram demonstradas na pessoa dele colega as suas qualidades humanas, amor ao Seminário, amizade aos colegas, bom senso e equilíbrio, generosidade e solidariedade.   É ele , pois, bem digno de registo especial e até de louvor. Por outro lado e a despeito de determinadas incompreensões tão típicas nesta nesga de terra, o total empenho e espírito  de solidariedade por parte dos colegas colaboradores nesta última iniciativa dando o seu melhor merece igualmente destaque.    Bem haja.

São estas singelas e modestas palavras interpretando o verdadeiro sentir do colega

Hermann Castilho

20/Março/2011

(reprodução do e-mail que foi repassado)

 

Em pé, da esquerda prara a direita:-Alfredo Valoma, José Cabral, Rufino Ramos, Jerónimo Hung;

Sentados:-Hermann Castilho, Albano Cabral(Presidente da Associação do Antigos alunos do Seminário de S.José),Bispo de Macau D.José  Lai, Sebastião Rosa.

Da esquerda para a direita:- Tony Salvado, João do Rosário(Jão-Jão), Magalhães(Pom-Pom),Alberto Francisco(Chiquito), João Rodrigues(Joãozinho), Rui Francisco.




Missa na Igreja de São José, anexo do Seminário




Ivo Luís Marques, um dos mais antigos alunos do Seminário presente no evento









 O Jornal Tribuna de Macau publicou notícia a respeito.  Leia, clicando no arquivo pdf abaixo



Veja 99 fotos em álbum no FlickR

Parte das fotos foram enviadas por Rui Francisco, autor de parte delas. Outra foi enviada por Manuel V.Basílio com autoria atribuída na legenda das fotos individuais no FlickR


Loading...


Memória

Os participantes do 1º Encontro dos antigos alunos do Seminário de São José (data desconhecida)



Publicação Março 2011