O grupo teatral Dóci Papiaçám di Macau, dirigido por Miguel de Senna Fernandes, sediado em Macau, é a referência do teatro de patuá na comunidade macaense.  Além de teatro, o grupo é formado também por um coral ou côro (vide neste site).


Abaixo, uma amostra do teatro de patuá do Dóci Papiaçám, com a peça "Unga Tiro na Iscuridâm (um tiro na escuridão).  O video faz parte do canal de miguelcrismacau na YouTube



Em 2009, foi produzido um video-documentário - Patuá di Macau, únde ta vai? (Patuá de Macau, aonde vais/qual o seu futuro?)" que circulou, além de Macau, também pelas comunidades macaenses da diáspora em 2010. Produzido e realizado por James Jacinto, é de autoria de Silvie Lai e patrocinado pelo Instituto Internacional de Macau - IIM, o produtor dispôs no seu canal na YouTube, o trailer do video, por sinal, muito bem produzido:


Em 1999, por ocasião das cerimónias para a transição de Macau para a China, o côro Dóci Papiaçám di Macau cantou a canção "Macau" em patuá, uma composição de Rigoberto Rosário Jr. e originalmente interpretado pelos The Thunders.  O video abaixo mostra o momento que emocionou a qualquer pessoa que tenha ou não ligação com a terra.  O video é da TDM Televisão de Macau:



Residente na cidade de Toronto, no Canadá, o macaense Armando Santos é responsável por várias canções em patuá que constam de 2 cds.  Abaixo um video produzido pelo PMM, aquando da sua visita a São Paulo/Brasil, no qual Armando interpreta a canção "Corê Igreja" (peregrinar pelas igrejas):


Publicação Agosto 2010