Publicações que contam Histórias e Contos de Macau e tantos outros assuntos relacionados

coletadas das revista Nam Van, Revista Macau, dos anos 80 e 90, e outras identificadas

A atribuição de autoria e fonte é norma nas publicações, uma questão de respeito


1 - Santa Rosa de Lima - de Isabel Machado ( "1992-1993 foi o último ano do ensino em português no Colégio de Santa Rosa de Lima.  Sinal dos tempos; uma página que se fecha na longa história ..."

2 - O eterno retorno do Ano Novo Chinês - de Armanda Rodrigues ("... em harmoniosa consonância as festividades mais típicas das 2 comunidades em presença (a chinesa e a portuguesa)"

veja também fotos das festividades de 2010 em São Paulo Brasil

3 - Os Landins em Macau - de Pedro Dá Mesquita ( "... os landins foram considerados as melhores tropas coloniais portuguesas" )

4 - Mah Jong - de Peter Lio ( "... Mah Jongg surge como um instrumento necessário para reunir grupos" leia o artigo ouvindo a música Mah Jong do grupo A Outra Banda)

5 - Coloane: a memória dos piratas - de Luís Ortet (a vitória ds tropas portuguesas sobre os piratas que se instalaram em Coloane, uma das ilhas de Macau, por volta de 1910)

6 - Coloane 2: Dois irmãos na ponte de comando contra os piratas de Coloane / João Guedes / JTM Julho 2010

7 - Farol da Guia - de Diogo Fernandes (o mais antigo farol da China, uma luz no Oriente)

8 - A Venda da Fortaleza - de António Estácio (uma das histórias mais correntes de Macau ...)

9 - Origem do Nome de Algumas Ruas - de Luís Gonzaga Gomes (Foi por este motivo que os chineses deram ao local o nome de Tchèok-Tchâi-Un...)

10 - As Tunas de Macau (um artigo de Veiga Jardim sobre as antigas Tunas de Macau e uma entrevista com 2 ex-integrantes)

11 - Dóci Papiaçám di Macau - como tudo começou

12 - Récita e Língu Maquista - Cecília Jorge, em 1994, fala do ressurgimento das récitas em patoá em publicação da Revista Macau

13 - Quando a Rádio era o Futuro - um texto de Paulo Rego em 1994 na Revista Macau

14 - Memórias de Um Músico Macaense - Rigoberto Rosário Jr. "Api" lembra as bandas, conjuntos musicais, músicos, principalmente dos anos 60 e 70


Mais Histórias - veja também os Guias de

Macaense

Gente


 

 

 



Publicação Agosto 2010